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Universidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparada
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Palavras-chave

COVID-19
Governança
Universidades
Rankings Acadêmicos
Educação Comparada

Como Citar

CASTIONI, Remi; ALMEIDA SALES DE MELO, Adriana. Universidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparada. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 2, p. e020003, 2020. DOI: 10.20396/rbec.v2i.13780. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13780. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Investiga como as universidades brasileiras, espanholas e italianas mais bem situadas no ranking da Times Higher Education 2020, têm conduzido suas atividades durante a pandemia da Covid-19. A partir de pesquisa junto aos endereços eletrônicos das respectivas instituições e apoiados na literatura que analisa as mudanças que vêm ocorrendo no ensino superior, em perspectiva comparada, traça-se um panorama de como as universidades reagiram às restrições impostas pela pandemia. Um traço geral é que as universidades estrangeiras rapidamente migraram suas atividades de ensino para o modo remoto e no Brasil somente as estaduais paulistas o fizeram, enquanto as universidades federais paralisaram suas atividades de ensino no início da pandemia da COVID-19.

https://doi.org/10.20396/rbec.v2i.13780
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