Resumo
Meu objetivo neste artigo é explorar a sobrevivência da tradição expositiva racista do ocidente de exposições coloniais e universais, que expunham o exótico selvagem em relação ao, supostamente, civilizado branco europeu. Para isso tenho como objeto central a Exposição Colonial de Nápoles, a memória produzida (ou não) sobre este acontecimento no site atual do complexo expositivo e suas repercussões contemporâneas em debates sobre o restauro de edifícios da antiga Exposição Colonial. As questões centrais são: como o passado colonial pode ser deixado de fora ao se falar sobre o atual complexo expositivo Mostra d’Oltremare? Como isso ocorre até mesmo em discussões sobre restauração do espaço? O que possibilita esse agenciamento do passado colonial? A metodologia adotada para respondê-las é uma análise documental das fontes e suas imagens na forma de uma montagem, à luz das reflexões sobre pensamento por imagens e montagem de Samain (2012), Bruno (2009) e Warburg (2010).
Referências
ASMARINA - Voices and images of a postcolonial heritage. Direção: Alan Maglio e Medhin Paolos. Asmarina Project. Itália: 2015
BARTHES, Roland. A Câmara Clara - Coleção 50 Anos. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
BIERRENBACH, Ana. Os restauros das arquiteturas modernas da mostra d´Oltremare de Nápoles. Arquimemória 5, Salvador, 2017.
BRUNO, Fabiana. Fotobiografia: por uma metodologia da estetica em antropologia. 2009. Doutorado em Multimeios – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2009. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284018>. Acesso em: 27 abr 2019.
CHALCRAFT, Jasper. Beyond Addis Ababa and Affile: Italian Public Memory, Heritage and Colonialism. SSRN Scholarly Paper, no ID 3304585. Rochester, NY: Social Science Research Network, 1 Dez 2018. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/abstract=3304585>. Acesso em: 16 ago 2020.
CLIFFORD, James. Museus como zonas de contato. Períodico Permanente, v. 6, 2016. Disponível em: http://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/museus-como-zonas-de-contato. Acesso em: 6 fev. 2024.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente - História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. 1a ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
FERLITO, Alessandra. Re-inventare l’italianità: la Triennale delle Terre italiane d’Oltremare. Italianità, v. ano 6, n. 23, 1 Nov 2016. Disponível em: <http://www.roots-routes.org/re-inventare-litalianita-la-triennale-delle-terre-italiane-doltremare-napoli-alessandra-ferlito/>. Acesso em: 27 abr 2019.
FULLER, Mia. Moderns Abroad: Architecture, Cities and Italian Imperialism. 1 edition ed. London; New York, 2007.
GOMES, Mariana Selister. Dos Museus dos Descobrimentos às Exposições do Império: o Corpo Colonial em Portugal. Revista Estudos Feministas, v. 27, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/wdDKB8fCS6hcW3xm8YK9hDp/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 20 dez 2023.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2020.
MCLAREN, Brian L. Architecture During Wartime: The Mostra d’Oltremare and Espo-sizione Universale di Roma. Architectural Theory Review, v. 19, n. 3, p. 299–318, 2 Set 2014.
MILLS, Charles. White Ignorance. In: SULLIVAN, Shannon; TUANA, Nancy. (Org.). Race and Epistemologies of Ignorance. New York: State University of New York Press, 2007. Disponível em: https://muse.jhu.edu/book/5200. Acesso em: 20 dez 2023.
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/8kg4p>. Acesso em: 16 ago 2020.
STOLER, Ann Laura. Colonial Aphasia: Race and Disabled Histories in France. Public Culture, v. 23, n. 1, p. 121–156, 1 Jan 2011.
THOMAZ, Omar Ribeiro. Ecos do atlântico sul. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
TRIANA, Bruna. Ensaios em preto e branco: arquivo, memória e cidade nas fotografias de Ricardo Rangel. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-07052020-225703/>.Acesso em: 28 jan 2021.
VIEIRA, Marina Cavalcante. Figurações Primitivistas: Trânsitos do Exótico entre Mu-seus, Cinema e Zoológicos Humanos. Tese (doutorado). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2019.
VON HENNEBERG, Krystyna Clara. Monuments, Public Space, and the Memory of Em-pire in Modern Italy. History & Memory, v. 16, n. 1, p. 37–85, 2004.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. 1a ed. Madri: Akal, 2010.
WEKKER, Gloria. White Innocence: Paradoxes of Colonialism and Race. 1. ed. Durham: Duke University Press, 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 João Pedro Rangel Gomes da Silva