Quantas cidades há em mim?
PDF

Palavras-chave

Intervenções urbanas
Lutas políticas
Movimentos poéticos

Como Citar

RIBEIRO, Ana Paula Alves. Quantas cidades há em mim? diálogos entre intervenções urbanas nas ruas do Rio de Janeiro. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 47–61, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i2.16698. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16698. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente ensaio foi desenvolvido entre dezembro de 2016 e outubro de 2017, a partir de registros e notas visuais realizadas no caminhar pela cidade. Pretendo neste trabalho refletir sobre as diferentes cidades que aparecem pelas ruas do Rio de Janeiro e se desdobram nas redes sociais fotográficas - especificamente o Instagram, em um diálogo que se estabelece de mão dupla: no encontro da pesquisa com as intervenções urbanas e pensando as superfícies da cidade como suporte, em um diálogo temporal entre os diferentes tipos de intervenções, trazendo reflexões e usos políticos e poéticos das imagens nestes espaços, formando outras possibilidades de significação.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i2.16698
PDF

Referências

ADERALDO, Guilhermo. Imagens do Insólito – Algumas notas sobre fronteiras, itinerâncias e abismos urbanos. In.: Niggaz – Graffiti, Memória e Juventude. NERI, Mauro (Org.). SP: Edições do Burro, 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/31613845/Niggaz.pdf>. Acesso em fev. 2018.

BENJAMIN, Walter. Coleção Grandes Cientistas Sociais.In: KOTHE, Flávio R. (org.). São Paulo: Editora Ática, 1991.

BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política – Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasil-iense, 2012.

CANTON, Katia. Espaço e Lugar. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014.

CAMPOS, Ricardo. Visibilidades e invisibilidades urbanas. Revista de Ciências Sociais – Fortaleza. // DOSSIÊ: ARTE, CIDADE E NARRATIVAS VISUAIS, v. 47, n. 1, jan./jun., 2016, p. 49-76. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/revcienso/article/view/5677/4073> e Dossiê completo disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/revcienso/issue/view/386>. Acesso em 15 jul. 2017.

CAMPOS, Ricardo. A pixelização dos muros: graffiti urbano, tecnologias digitais e cultura visual contemporânea. Revista Famecos – Mídia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre, v. 19, n. 2, pp. 543-566, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12338/8284>. Acesso em fev. 2018.

COMOLLI, Jean-Louis. A Cidade Filmada. In: CADERNOS DE ANTROPOLOGIA E IMAGEM. Rio de Janeiro, Volume 4 – A Cidade em Imagens, 1997.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. O antropólogo na figura do narrador. In: O tempo e a cidade. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005.

SARLO, Beatriz. A cidade vista – Mercadorias e Cultura Urbana. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, out. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi-d=S0104-93132005000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 15 jul. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132005000200010>.

SOLNIT, Rebecca. Avó Aranha. In: Os homens explicam tudo para mim. São Paulo: Editora Cultrix, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Ana Paula Alves Ribeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.