Gerações em cena, filmar com mulheres Mbyá-Guarani
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Palavras-chave

Cinema indígena
Cinema indígena feminino
Mulheres indígenas
Mulheres cineastas

Como Citar

PINHEIRO, Sophia Ferreira. Gerações em cena, filmar com mulheres Mbyá-Guarani: o filme-processo Pará Reté. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 182–216, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16615. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Neste artigo faço a análise fílmica de dois cortes de um filme inacabado da cineasta indígena Mbyá-Guarani Patrícia Ferreira Pará Yxapy, o filme Pará Reté, sobre sua mãe, sua filha e sua avó. Mesmo inacabado, os cortes já foram exibidos em algumas mostras e festivais. Evocando o conceito de “filme-processo”, traço como o cotidiano e a intimidade são indissociáveis do processo de realização desse filme e apontam para uma das especificidades do cinema indígena feito por mulheres. Procuro demonstrar as diferentes circunstâncias, características do trabalho de Patrícia e de seu filme que acontece junto com a vida, de maneira a refletir sobre o processo de criação do seu filme a partir das relações dela com as personagens e do diálogo com a equipe do Vídeo nas Aldeias.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16615
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