Resumo
Este artigo propõe-se a realizar um diálogo entre os conceitos: “Musicar” de Christopher Small (1998) e a “Acustemologia” de Steven Feld (2020a), a partir da expressão sonora artística lofi hip hop. O encontro destes dois autores e seus conceitos aparecem como aporte teórico-metodológico de reflexão sobre minha experiência de etnografia digital realizada entre os anos de 2018 a 2021 nas redes que atribuem sentido e significado ao lofi hip hop. Através do relato etnográfico, entrevistas, notícias e comentários em vídeos busco argumentar que o musicar lofi hip hop engaja os ouvintes a se tornarem bedroom producers, mesmo que este não tenha conhecimento musical prévio, pois através da sua relação com agentes não-humanos é construído um saber-com e um saber através da prática.
Referências
BACAL, Tatiana. Por uma autoria ciborgue. Ou, os produtores estão chegando. Antropolítica, n. 39, p. 19-47, 2015.
BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind. New York: Ballantine Books, 1972.
BOYM, Svetlana. The future of nostalgia. New York: Basic Books, 2002.
CHAVES, Wagner Diniz. Em busca do limiar sonoro: gestos, sons e riscos na afinação das folias. Revista de Antropologia, v. 64, n. 2, p. e186654, 2021.
CONTER, Marcelo B. Lo-fi: música pop em baixa definição. Curitiba: Appris Editora, 2016.
CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016. 144 p.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
D’ERRICO, Mike. Off the grid: instrumental hip hop and experimentalism after the golden age. In: WLLIANS, Justin (org.). The Cambridge Companion to Hip-Hop. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
DEWEY, John; BENTLEY, Arthur. Knowing and the known. Boston: Beacon Press, 1949.
DINOLA, Sabrina; ABREU, Regina. Gesto e miniaturização: o álbum fonográfico como artefato de memória do musicar. Revista Per Musi., n. 41, p. 1-18, 2021.
FELD, Steven. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression. Durkham & London: Duke University Press, 2012.
FELD, Steven. Alternativas pós-etnomusicológicas: a acustemologia. Proa: Revista de Antropologia e Arte, v. 10, n. 2, p. 193-210, 2020a.
FELD, Steven; et al. Ressoar a antropologia: uma jam session com Steven Feld. Mana, v. 26, n. 3, p. e263600, 2020b.
FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana, v. 3, n. 1, p. 7-39, 1997.
HENNION, Antoine. La passion musicale : une sociologie de la médiation. Paris: Éditions Métailié, 2007
HENNION, Antoine. Pragmática do gosto. Desigualdade e Diversidade - Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, n. 8, p. 253-277, 2011.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London: SAGE Publications. 2000.
JAMESON, Frederic. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.
JAMESON, Frederic. A singular modernity: essay on the ontology of the present. London & New York: Verso, 2012.
LANDARINI, Sidarta. “Sou só uma pessoa triste”: fluxos sonoros-sensoriais no lofi hip hop. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador- Bauru: EDUFBA-EDUSC, 2012.
LEAVITT, John. Meaning and feeling in the anthropology of emotions. American Ethnologist, v. 23, n. 3, p. 514-539, 1996.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1973.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
MANDEL, Ernest. O capitalismo tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
NEAL, Adam. Lo-fi today. Organised Sound, v. 27, n. 1, 32-40, 2022.
REYNOLDS, Simon. Retromania: pop culture’s addiction to its own past. London: Faber & Faber, 2011.
SANTA ROSA, André; JANOTTI JR., Jeder. ‘Lofi hip hop radio’: Youtube, música instrumental e novas escutas. In: PESSOA, Sonia Caldas; BRANDÃO, Vanessa Cardozo; PRATA, Nair (orgs.). Desigualdades, gêneros e comunicação: olhares de pesquisadores em formação. São Paulo: Intercom, 2019.
SAUTCHUK, Carlos Emanuel; SAUTCHUK, João Miguel M. Enfrentando poetas, perseguindo peixes: sobre etnografias e engajamentos. Mana. v. 20, n. 3, p. 575-602, 2014.
SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Revista Cadernos de Pesquisa, v. 17, p. 237-259, 2008.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.
VILLELA, Alice; et al. O musicar como trilha para a etnomusicologia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 73, p. 17-26, 2019.
WAJCMAN, Judy. Pressed for time: the acceleration of life in digital capitalism. Chicago: University of Chicago Press, 2014.
WINSTON, Emma; SAYWOOD, Laurence. Beats to relax/study to: contradiction and paradox in lofi hip hop. IASPM Journal, v. 9, n. 2, p. 40-54, 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Sidarta Corrêa da Silva Landarini