The Krahô, the tubers, the hôxwa and artists
Imagem da capa de revista com título no canto superior esquerdo. Abaixo do título, estão presentes informações sobre ISSN, volume e número da edição. No centro da imagem, há 5 figuras de pessoas vestindo vestidos vermelhos, em diferentes posições de dança, com os braços em movimento. O fundo é branco, destacando a vibrante coreografia das figuras em destaque.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Anthropology of art
Hôxwa Krahô
Potato feast

How to Cite

SILVA, Maurício Caetano da. The Krahô, the tubers, the hôxwa and artists: about some relations in festa da batata . PROA: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 15–28, 2018. DOI: 10.20396/proa.v8i2.17579. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17579. Acesso em: 3 jul. 2024.

Abstract

In what follows we will look at the Krahô Potato Festival, which in the language of this ethnic group is called Yetÿopi. This ritual refers to the knowledge acquired by the Krahô thanks to the contact that one of them had with the potato and other tubers in mythical times. Today this celebration has a series of acts that build the ritual as a whole consistent with the production of Krahô knowledge. One of these acts is the dance of the hôxwa around the bonfire at a certain moment of the party. The hôxwa will be the nodal point of this article, which seeks to make some notes about the relationship of alterity provided by the aesthetic appeal that their dance produces. Finally, it is challenging to think about the unfolding of this appeal, since this dance has also become a manifestation recognized as artistic by artists and presented in the context of the spectacle, not limited to the ritual feast held inside the village.

https://doi.org/10.20396/proa.v8i2.17579
PDF (Português (Brasil))

References

ABREU, A. C. F. Hotxuá à luz da etnocenologia: a prática cômica krahô. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia, 2015. Disponível em: http://re-positorio.ufba.br/ri/handle/ri/17916. Acesso em: setembro de 2015.

AZANHA, G. A Forma Timbira: Estrutura e Resistência. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 1984.

BASSO,E. A musical view of the universe: kalapalo myth and ritual performances. Philadelphia: Uni-versity of Pennsylvania, 1985.

BATESON, G. Naven: um esboço dos problemas sugeridos por um retrato compósito, realizado a partir de três perspectivas, da cultura de uma tribo da Nova Guiné. São Paulo: EDUSP, 2006.

BOLOGNESI, M. F. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CARDIA, G. & SABATELLA, L. Hotxuá. [Filme--vídeo]. Pedra Corrida Produções. Tocantins, Petrobrás. 1 DVD HDCAM, 70 min. color. som. 2009.

CARNEIRO DA CUNHA, M. Os mortos e os outros. Uma análise do sistema funerário e da noção de pessoa Krahó. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

CARNEIRO DA CUNHA, M. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: CARNEIRO DA CUNHA, M. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo, Cosac Naify, 2009.

COELHO DE SOUZA, M. O traço e o círculo: o conceito de parentesco entre os Jê e seus antropólogos. Tese (Doutorado em Antropologia Social). PPGAS/Museu Nacional-UFRJ. 2002.

DELEUZE, G. Cinema, a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DUMAS, A. G. Etnocenologia e comportamentos espetaculares: desejo, necessidade e vontade. In: Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Gaduação em Artes Cênicas. 2010.

FAUSTO, C. Banquete de gente: comensalidade e canibalismo na Amazônia.In: Revista Mana. Vol. 8, n. 2. Rio de Janeiro. Outubro. 2002.

FERRACINI, R. A Arte de Não-Interpretar como Poesia Corpórea do Ator. Dissertação (Mestrado em Multimeios). Instituto de Artes. UNICAMP. Campinas, 1998.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HOWARD, C. Pawana: a farsa dos visitantes entre os Waiwai da Amazônia. In: VIVEIROS DE CASTRO, E. & CARNEIRO DA CUNHA, M. (orgs.). Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: USP/FAPESP, 1993.

LADEIRA, M. E. A troca de Nomes e a Troca de Cônjugues, uma Contribuição ao Estudo do Parentesco Timbira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 1982.

LAGROU, E. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: TopBooks, 2007.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed.34, 1994.

LEPECKI, A. Coreopolítica e coreopolícia. In: Ilha. Revista de Antropologia. v. 13, n. 1, jan./jun. (2011) 2012.LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido: Mitológicas I. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

STRAUSS, C. Do mel às cinzas: Mitológicas II. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

LIMA, A. G. M. Hoxwa: Imagens do Corpo, do Riso e do Outro. Uma abordagem etnográfica dos palhaços cerimoniais Krahô. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia). Rio de Janeiro, PPGSA-IFCS / UFRJ, 2010.

LIMA, A. G. M. “Brotou batata para mim”: cultivo, gênero e ritual entre os krahô (TO, Brasil). Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Rio de Janeiro, PP-GSA-IFCS / UFRJ, 2016.

MAUSS, M. As Técnicas Corporais. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.

MAYBURY-LEWIS, D. (ed.) Dialectical Societies. The Gê and Bororo of Central Brazil. Cambridge, Massachusetts and London: Harvard University Press, 1979.

MELATTI, J. C. O sistema social crao. In: Série Antropológica. 1970. Disponível em: http://www.juliomelatti.pro.br/tese/teseindice.pdf. Acessado em: 29/03/2018.

MELATTI, J. C. O sistema de parentesco dos índios crao. In: Série Antropológica. 1973. Disponível em: http://www.juliomelatti.pro.br/artigos/a-parentescocrao.pdf. Acessado em: 29/09/2015.

MELATTI, J. C. Ritos de uma tribo timbira. São Paulo: Ática, 1978.

MELATTI, J. C. Sol e Lua. Em: Mitologia Indígena. 2001. Disponível em: http://www.juliomelatti.pro.br/mitos/m04solua.pdf. Acessado em: 14/05/2015.

MONTARDO, D. & SCHNEIDER, H. Uma etnografia do festival cultural das Tribos indígenas do Alto Tio Negro/AM (Festribal). In: Ilha. Revista de antropologia. v. 13, n. 2, jul./dez. (2011) 2012.

REIS, D. M. Caçadores de risos: o mundo maravilhoso da palhaçaria. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia, 2010.

STRATHERN, M. A relação: acerca da complexidade e da escala. Em: O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

TASSINARI, A. M. I. No bom da festa: o processo de construção cultural das famílias karipuna do Amapá. São Paulo: EDUSP. 2003.

TAUSSIG, M. Mymesis and Alterity. A particular history of the Senses. New York and London: Routledge, 1993.

VILAÇA, A. Conversão, predação e perspectiva. In: Revista Mana. Vol.14, n. 1. Rio de Janeiro. Abril. 2008.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Perspectivismos e culturalismo na América indígena. In: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Maurício Caetano da Silva

Downloads

Download data is not yet available.