Resumo
Este estudo aborda a relação entre fotografia e o pensamento socio-filosófico. O mote para a reflexão são os diálogos entre as produções de Walter Benjamin, Gisèle Freund e Germaine Krull. A filosofia de Benjamin, os estudos sociológicos de Gisèle Freund e as fotografias de Germaine Krull, compõem um capítulo importante para a história do desenvolvimento da fotografia, tal como, são representativos de um conjunto de leituras que emergem da intersecção do debate sobre técnica, arte e modernidade. Num contexto de ascensão dos regimes autoritários na Europa, Benjamin, Freund e Krull, encontram na situação de exílio em Paris um ponto de encontro para o desenvolvimento de seus trabalhos intelectuais. No exílio parisiense, as obras desses três pensadores da modernidade se entrelaçam num diálogo relevante sobre os desdobramentos do avanço da técnica fotográfica e seu papel na apreensão das transformações do mundo urbano.
Referências
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. São Paulo: Editora 34, 2010.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8º edição. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8º edição. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Paris, a capital do século XIX [Exposé de 1935]. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BENJAMIN, Walter. A fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin’s archive. Verso books, 2015.
FERNÁNDEZ, Silvia Pérez. Fotografía y sociedad: a partir de Gisèle Freund. Studium, n. 41, 2019.
FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Colección Punto y Línea. Editorial Gustavo Gili, 1983.
FREUND, Gisèle. Encuentros con Walter Benjamin. In: FREUND, Gisèle. Escritos franceses. 1a edição. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
FRANKFURT HUMANITIES RESEARCH CENTRE, Goethe Universität. Gisèle Freund (1908-2000). Disponível em: https://www.uni-frankfurt.de/68263528/Gis%C3%A8le_Freund__1908_2000. Acesso em 25 de março de 2021.
KRACAUER, Siegfried. A fotografia. In: KRACAUER, Siegfried. O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
KRULL, Germaine. Métal. Paris: Libraire des Arts Décoratifs A. Calavas, 2002/2003 [1928].
KRULL, Germaine. 100 x Paris. Berlim: Verlag der Reihe, 1929.
MONNIER, Adrienne. Un retrato de Walter Benjamin. In: WALTER, Benjamin. Escritos franceses. 1a Edição. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
MONNIER, Adrienne. Rua do Odéon. 1a edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
PROENÇA, João Tiago. Benjamin, Walter (1938), Recensão a Gisèle Freund. La photographie en France au XIXe Siècle. Comunicação pública, v. 13, n. 24. p. 1-6, 2018.
SICHEL, Kim. Contortions of technique: Germaine Krull’s experimental photography. In: BENTLEY, Kyle; et al (orgs.). Object: Photo. Modern Photographs: The Thomas Walther Collection 1909-1949. New York: The Museum of Modern Art, 2014.
THE MUSEUM of Modern Art – MOMA. Germaine Krull (1897-1985). Disponível em: https://www.moma.org/artists/3268?=undefined&page=&direction= . Acesso em: 25 de março de 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Wanderson Barbosa dos Santos