Resumo
Neste artigo iremos analisar aspectos do mundo da moda, a partir do documentário Dior e Eu, utilizando as categorias benjaminianas de fantasmagoria e aura e a relação destas com questões sobre arte, magia e mana trazidas por Marcel Mauss. Além de utilizar de Lévi-Strauss para pensar uma relação simbólica entre essas categorias. Também trabalhamos a questão da sucessão e o que significa ser um gênio criador dentro do capitalismo. Por fim, o discurso fílmico foi juntamente trabalhado com a contribuição de obras de Gilles Lipovetsky e John Berger, que foram de extrema importância para a compreensão da história da moda e sua estreita relação com a arte.
Referências
ARMSTRONG, Lisa. Frédéric Tcheng on the touching story behind the Dior and I film. Telegraph, 2015. Disponível em: http://fashion.telegraph.co.uk/news-features/TMG11461150/Frederic-Tcheng-on-the-touching-story-behind-the-Dior-and-I-film.html. Acesso em: 14 mar. 2023.
AVENIDA Montaigne, número 30. Dior, 2021. Disponível em: https://www.dior.com/couture/pt_br/a-maison-dior/historias-da-dior/avenida-montaigne-numero-30. Acesso em: 26 maio 2021.
BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Companhia Editora Nacional - Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2020.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: USP, 1955. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179833/mod_resource/content/1/A%20OBRA%20DE%20ARTE%20NA%20ERA%20DE%20SUA%20REPRODUTIBILIDADE%20TÉCNICA.pdf. Acesso em: 26 maio 2021
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BIOGRAPHIES in brief: John Galliano. Haute History, 2020. Disponível em: http://www.hautehistory.co.uk/john-galliano/biographies-in-brief-john-galliano. Acesso em: 14 mar. 2023.
BOURDIEU, Pierre. Alta costura e alta cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 205-216.
BOURDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 7-66, 2001.
CHRISTIAN Dior | Haute Couture Fall Winter 2012/2013 Full Show | Exclusive. [S. l.: s. n.], 2015, 1 vídeo (26 min.) Publicado pelo canal FF Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X6IL148Lo88. Acesso em: 26 maio 2021.
COUTURE By Numbers: what does it really take to make a collection?. What does it really take to make a collection?. British Vogue, 2020. Disponível em: https://www.vogue.co.uk/fashion/article/couture-by-numbers. Acesso em: 26 maio 2021.
COWLES, Charlotte. Raf Simons at Jil Sander: a retrospective. The Cut, 2012. Disponível em: https://www.thecut.com/2012/02/raf-simons-at-jil-sander-a-retrospective.html. Acesso em: 11 jun. 2021.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELISTRATY, Cody. The myth of the lone creative genius. Document, Nova York, v. 1, n. 19, p, jan. 2022. Semestral. Disponível em: https://www.documentjournal.com/2022/01/the-myth-of-the-lone-creative-genius/. Acesso em: 12 abr. 2023.
DIOR, Christian. Dior by Dior. The Autobiography of Christian Dior. Londres: V&A Publishing, 2018.
DIOR et moi. Direção: Frédéric Tcheng. Roteiro: Frédéric Tcheng. Música: Ha-Yang Kim. França: CIM Productions, 2014. (90 min.), son., color.
GELL, Alfred. Arte e Agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
GELL, Alfred. Technology and magic. Traduzido por Bruno Reinhardt. Anthropology Today, Londres, v. 4, p. 6-9, abr. 1988.
GOUVEIA, Taciana; CAMURÇA, Sílvia. O que é gênero. 2. ed. Recife: SOS CORPO, 1999.
ROUSE Visiting Artist Lecture: Raf Simons and Sterling Ruby with Jessica Morgan. [S. l.: s. n.], 2018, 1 vídeo (71 min.). Publicado pelo canal Harvard GSD. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vduXOEYNag0. Acesso em 31 de maio de 2021.
GOLDBERG, Roselee. Performance Art: from futurism to the present. Londres: Thames And Hudson, 1988.
ISRAEL, Katrina. Director’s cut: Frédéric Tcheng turns the lens on raf simons in ‘dior and i’. Wallpaper*, 2015. Disponível em: https://www.wallpaper.com/fashion/directors-cut-frdric-tcheng-turns-the-lens-on-raf-simons-in-dior-and-i. Acesso em: 9 de junho de 2021.
JOHN Galliano sacked by Christian Dior over alleged antisemitic rant. The Guardian, 2011. Disponível em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2011/mar/01/john-galliano-sacked-by-christian-dior. Acesso em: 29 de maio de 2021.
KANG, Jaeho. O espetáculo da modernidade: a crítica da cultura de walter benjamin. Novos Estudos - Cebrap, [s. l.], n. 84, p. 215-233, 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002009000200012.
KON, Nelson. Museu Boulieu. Nelson Kon, 2022. Disponível em: https://www.nelsonkon.com.br/museu-boulieu/. Acesso em: 14 mar. 2023.
LAGROU, Els. Arte Indígena no Brasil: agência, alteridade e relação, 2009.
LÉGER, Marie; GLEYSE, Ninon. Dior: origines et histoire d'une maison emblématique. Vogue, 2020. Disponível em: https://www.vogue.fr/communaute/wiki-de-la-mode/articles/dior-gant-du-luxe/20590. Acesso em: 11 de junho de 2021.
LEITE, Pedro Pereira. Walter Benjamin e a questão da aura na obra de arte. Hypotheses, 2014. Disponível em: https://globalherit.hypotheses.org/1145. Acesso em: 24 maio 2021.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LVMH. LVMH, world leader in high-quality products. LMVH, 2021. Disponível em: https://www.lvmh.com/personal-data/. Acesso em: 11 de junho de 2021.
MANDEVILLE, Bernard. A fábula das abelhas ou vícios privados, benefícios públicos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 1: o processo da produção de capital. [s. l]: Boitempo, 2013. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/o-capital-livro-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
MAUSS, Marcel. Esboço de uma teoria geral da magia. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
MEDEIROS FILHO, João Quintino. Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 10–36, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8174. Acesso em: 19 abr. 2023.
MELLO E SOUZA, Gilda de. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
MESQUITA, Cristiane. Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2010.
MUDIMBE, Valentin-Yves. A Invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2019.
OFICINAS culturais do estado de São Paulo. História Social da Moda. [S. l.: s. n.], 2020, 1 vídeo (89 min). Publicado pelo canal Oficinas culturais do estado de São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DGsYlok7rpQ&. Acesso em 31 de maio de 2021.
PLATÃO. Íon. In: PLATÃO. Complete Works. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 1997. p. 937-949.
PRICKETT, Sarah Nicole. Raf & Ruby. The New York Style Magazine, 2014. Disponível em: https://www.nytimes.com/2014/06/10/t-magazine/raf-simons-sterling-ruby-dior-hauser-wirth.html. Acesso em: 14 mar. 2023.
REBECCA. Direção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Daphne du Maurier; Robert E. Sherwood; Joan Harrison. Música: Arthur Johns; Jack Noyes. Estados Unidos: Selznick International Pictures, 1940. (130 min.), son., preto e branco.
RUBENSTEIN, Celestial. 1937 – ELSA SCHIAPARELLI, LOBSTER DINNER DRESS. 2020. Disponível em: https://fashionhistory.fitnyc.edu/1937-schiaparelli-lobster/. Acesso em: 10 mar. 2023.
ROUX, Elyette. Parte II: Tempo do luxo, tempo das marcas. In: LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 87-172.
SIMMEL, Georg. Fashion. The American Journal of Sociology, Chicago, v. 62, n. 6, p. 541-558, maio 1957.
TARGETT, Anna. Leonardo da Vinci In London – 500 Years On From His Death. Guide London, 2019. Disponível em: https://www.guidelondon.org.uk/blog/museums-galleries/leonardo-da-vinci-in-london-500-years-on-from-his-death/. Acesso em: 17 abr. 2023.
THOMAS, Nicholas. Prefácio. In: GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo: Ubu Editora, 2018. p. 9-18.
TCHENG, Frédéric. FRÉDÉRIC TCHENG. DIOR AND I, 2015. Disponível em: http://www.diorandimovie.com/director. Acesso em: 9 de junho de 2021.
WAGNER, Roy. A pessoa fractal. Ponto Urbe, [s.l.], n. 8, p. 1-14, 1 jul. 2011. OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/pontourbe.173. Acesso em 17 abr. 2023
WAYS OF SEEING. Direção de Mike Dubb. Roteiro: John Berger. Música: Peter Middleton. Grã-Bretanha: BBC, 1972. (120 min.), son., color.
WEBER, Max. A ética protestante e o "espírito" do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEBER, Max. A política como vocação. In: WEBER, Max, Ciência e Política: Duas Vocações. São Paulo: Cultrix, 2011.
WILLIAMS, Raymond. Publicidade: o sistema mágico. In: WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
WILLSHER, Kim. John Galliano sacked by Christian Dior over alleged antisemitic rant. The Guardian, 1º mar. 2011. Disponível em: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2011/mar/01/john-galliano-sacked-by-christian-dior. Acesso em: 29 maio 2021.
WOO, Kin. “We’re just scratching the surface” - meet five digital artists reimagining the fashion show. Vogue, 22 maio 2021. Disponível em: https://www.vogue.com/article/meet-five-digital-artists-reimagining-the-fashion-show. Acesso em: 15 jun. 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Amanda de Oliveira Gabinio, Gabriel Luz Siqueira Vieira