Resumo
Chegamos em Aparecida, São Paulo, no dia 22 de abril de 2017. Sabíamos muito pouco, ou quase nada, do encontro de Congadas e da Festa de São Benedito, que já estava em sua 108ª edição. O desafio de realizar uma etnografia conjunta deste evento – com um grupo de antropólogos (e amigos), com afinidades em comum, mas que estudam temas tão diversos como música popular, xamanismo, políticas públicas e catolicismo – foi o que mais nos motivou a encarar tal empreitada (que se revelaria muito mais cansativa do que poderíamos imaginar). Múltiplos olhares, múltiplas perspectivas, nenhum “especialista”.
Referências
APPADURAI, Arjun. Introdução: Mercadorias e a política de valor. In: A vida social das coisas, as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EDUFF, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A festa de santo de preto. Rio de Janeiro, RJ: FUNARTE/Instituto Nacional do Folclore., 1985.
CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: MEC – Instituto Nacional do Livro, 1954.
CARNEIRO, Edison. Dinâmica do folclore. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas: e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Être Afecté”. In: Gradhiva: Revue d ’Histoire et d’Archives de l ’Anthropologie, n. 8, pp. 3-9, 1990. Tradução disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/viewFile/50263/54376.
FERNANDES, Rubem César. Os Cavaleiros do Bom Jesus. Uma introdução às religiões populares. São Paulo: Brasiliense, 1981.
GOLDMAN, Marcio. “Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos. Etnografia, antropologia e política em Ilhéus, Bahia”. Revista de Antropologia, n. 46 (2), p. 445–76, 2003.
GOLDMAN, Marcio. “Os tambores do antropólogo: antropologia pós-social e etnografia”. Ponto Urbe, n. 3 (julho). Núcleo de Antropologia Urbana, 2008. Disponível em: http://pontourbe.revues.org/1750.
KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun (Org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, p. 89-123, 2008.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: Sociologia e antropologia. 1923–24. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MENEZES, Renata de Castro. A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 17, n. 36, p. 43-65, 2011.
MEYER, Birgit. How to capture the ‘wow’: R. R. Marett’s notion of awe and the study of religion. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 22, p.7-26, 2016.
MORGAN, David. Religion and Material Culture: the matter of belief. London: Routledge, 2011.
RIBEIRO, Magda dos Santos. Por uma biografia das coisas: a vida social das marcas Havaianas e a invenção da brasilidade. Etnográfica ,v.17, 2013.
SILVA, Cristina Schmidt. Viva São Benedito! Festa popular e turismo religioso em tempo de globalização. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2000.
STEIL, Carlos Alberto. O Sertão das Romarias: um estudo antropológico sobre o Santuário de Bom Jesus da Lapa – Bahia. Petrópolis: Vozes, 1996.
STOLLER, Paul. T he Taste of Ethnographic Things: the senses in anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.
TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói: EdUFF, 2008.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Adriano Santos Godoy, Lis Furlani Blanco, Mariana de Carvalho Ilheo, Rafael Nascimento César, Rodrigo Iamarino Caravita