Resumo
No presente trabalho, e de acordo com o ensaio de Sidney Kasfir intitulado “African Art and Authenticity: a Text with a Shadow”, abordaremos aspectos relativos ao fenômeno da divulgação da arte africana tradicional por parte do colecionismo europeu dos séculos XIX e XX, partindo da sua revalorização, avaliada pelos critérios de autenticidade e tradição, chegando até as categorias que UNESCO tem proposto para sua catalogação e diferenciação respeito da arte africana turística.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. El sistema de los objetos.Ciudad de México: Siglo XXI, 1969.
BUSCA, Joëlle. L’art contemporain Africain: Du colonialisme au postcolonialisme. París, L’Harmattan, 2000.
DIAWARA, Manthia. Africa ́s Art of Resistance. In: DIAWARA, Manthia. In Search of Africa. Massachussets/Londres: Harvard University Press, 1998, p.174-212
FUNDACIÓN ANTONI TÀPIES. África explora: arte africano del siglo XX. 1993. Disponible en: http://www.fundaciotapies.org/site/spip.php?rubrique199. Acceso: 1 sept. 2016.
RANGER, Terence. El invento de la tradición en el África Colonial. En: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. La Invención de la tradición. Barcelona: Crítica, 2002, p. 219-272.
KASFIR, Sidney. African Art and Authenticity: A Text with a Shadow. En: OGUIBE, Olu; ENWEZOR, Okwui. Reading the Contemporary: African Art from Theory to the Marketplace. Londres: Institute of International Visual Arts, 1999, p. 88-113.
MISOSOAFRICA, Un día en la vida de los bushmen. Santiago, 15 sept. 2011. Disponible en: http://misosoafrica.wordpress.com/2011/09/15/un-dia-en-la-vida-de-los-bushmen/. Acceso: 10 ago. 2017.
VANSINA, Jan. A arte e a sociedade após 1935. En: MAZRUI, Ali A.; WONDJI, Christophe História Geral da África: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010. 8v. cap. 20. p. 697-760.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Bárbara Igor Ovalle