Resumo
A publicação de Arte e agência, de Alfred Gell, 20 anos após o lançamento de sua edição original em inglês, é motivo de celebração. Com essa agradável edição em português, da editora Ubu, de manuseio prazeroso e convidativo, torna-se mais fácil levarmos a nossos alunos e ao público maior uma abordagem que não apenas revolucionou a Antropologia da Arte como o campo mais amplo da reflexão em torno das artes.
Referências
APPADURAI, Arjun. The social life of things: commodities in cultural perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BELTING, Hans. O fim da história da arte?. In: BELTING, H. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.
BARTHES, Roland. The dead of the author. In: CAUGHIE, J. (Org.). Theories of authorship: a reader. London, New York: Routledge, 1991.
FOUCAULT, Michel. What is an author?. In: HARARI, J. (Ed.). Textual strategies: perspectives in post-structuralist criticism. London: Methuen, 1979.
LAGROU, Els. Anaconda becoming: Huni Kuin image-songs, an Amerindian relational aesthetics. Horizontes Antropológicos, v. 24, n. 51, p. 17-49, 2018.
LEENHARDT, Maurice. Do Kamo. La Persona Y El Mito En El Mundo Melanesio. Barcelona: Ediciones Paidós, 1997.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MILLER, Daniel. Material culture and mass consumption. Oxford: Basil Blackwell, 1987.
MIZRAHI, Mylene. A estética funk carioca: criação e conectividade em Mr. Catra. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2014.
STRATHERN, Marilyn. The gender of the gift: problems with women and problems with society in Melanesia. Berkeley: University of California Press, 1988.
WAGNER, Roy. The fractal person. In: GODELIER, M. & STRATHERN, M. (Eds.). Big men and great men: personifications of power in Melanesia. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Mylene Mizrahi