De cidades e sociedades
PDF

Palavras-chave

Cidades
Periferia
Videoclipes
Audiovisual
América latina

Como Citar

COSTA, Victória; OLIVEIRA, Enderson. De cidades e sociedades: estética, contextos e as tendências na representação urbana e da periferia em videoclipes da América Latina. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 177–203, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i2.16804. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16804. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Neste ensaio analisamos e discutimos a relação entre a experiência dos indivíduos e ruas, bairros e cidades, especialmente de áreas consideradas de periferia, que são apresentadas/ representadas em videoclipes de intérpretes e grupos latinos a partir dos anos 2000. Por meio da observação e análise de tais obras – e de outras que aqui são apenas citadas – propomos a divisão em cinco categorias: “Pertencimento”; “Cenários”; “Espaço como produto”; “Luta e denúncia” e “Simbiose”, entre pertencimento e cenários. Tais aspectos comunicariam uma possível tendência em videoclipes e os diálogos entre cidades e sociedades na produção audiovisual contemporânea na América Latina.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i2.16804
PDF

Referências

BAXANDALL, Michael. “O retrato visual intencional: o retrato de Kahnweiler, de Picasso”. In: Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BEYHAUT, Gustavo. Dimensão cultural da integração na América Latina. In: Estudos Avançados, São Paulo. Vol.8, n°.20. Jan./Abr. 1994. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ea/v8n20/v8n20a19.pdf>. Acesso em 10 de abril de 2017.

BRYAN, Guilherme. A linguagem do videoclipe – Entrevista a Marcus Tadeu, jul. 2009. Disponível em: <http://revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevistas/a-linguagem-do-videoclipe>. Acesso em 25 de junho de 2016.

CANDÉ, R. de. História Universal da Música. Vol.I, 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CARVALHO, Nuno. Por que é o vídeo tão importante para o Turismo? Portal Publituris, Portugal. 2017. Disponível em <http://www.publituris.pt/2017/04/07/video-tao-importante-turismo/>. Acesso em 12 de abril de 2017

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário de folclore brasileiro. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1972.

DAMATTA, Roberto. A Casa & a Rua: Espaço, Cidadania, Mulher E Morte No Brasil. 5a edição. Rio de Janeiro – 1997.

FONSECA, Maria Augusta. Tradição e invenção em Macunaíma, de Mário de Andrade. In: CHIAPPINI, Ligia e BRESCIANI, Maria Stella (orgs.). Literatura e Cultura no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GEERTZ, Clifford. O Saber local. 10ª edição. Petrópolis: Vozes, 2008.

KOHAN, Martín. Zona Urbana. Ensayo de lectura sobre Walter Benjamin. Madrid: Editorial Trotta, 2007.

PRYSTHON, Angela. Do Terceiro Cinema ao cinema periférico: Estéticas contemporâneas e cultura mundial. Periferia - Volume 1. Número 1, 2009.

RIBEIRO, Ana Margarida da Costa. A Narrativa audiovisual: o cinema e o filme publicitário. Mestrado em Ciências da Comunicação. Universidade do Minho, Portugal, 2008. Disponível em <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9476/1/Tese%20Final.pdf>. Acesso em 08 de maio de 2016.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

RUFFINELLI, J. Notas para un viaje imaginario. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 9, p. 41-84, jan./ fev. 1998.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo. Cosac Naifi, 2006.

SPIVAK, G. Quem reivindica a alteridade?. In: HOLANDA, H. B. (org.) Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

PAES LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras, 2001.

PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. In: Revista ArtCultura. Uberlândia-MG, n.º 9, jul.-dez. de 2004. Disponível em <http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF%209/ArtCultura%209_adalberto.pdf> . Acesso em 12 de março de 2016.

SILVA, Edilson Mateus Costa da. “Foi assim”: múltiplas narrativas do audiovisual e a cultura amazônica. In: Revista História, imagem e narrativas, nº 7, ano 3. Setembro/outubro, 2008. Disponível em <http://docplayer.com.br/244402-Foi-assim-multiplas-narrativas-do-audiovisual-e-a-cultura-amazonica.html>. Acesso em 21 de março de 2012.

SILVA, Fabiana Maranhão Lourenço da. Tendências do Cinema Latino-Americano Contemporâneo. Revista Iniciacom, São Paulo. Vol. 1, N°2, 2006. Disponivel em <http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/iniciacom/article/view/377/369>. Acesso em 05 de abril de 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Victória Costa, Enderson Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.