Mokõi Kovoe
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Palavras-chave

Cinema indígena
Cosmologia Kaiowá
Visualidades ameríndias

Como Citar

SERBER, Luiza; BENITES, Eliel. Mokõi Kovoe: por trás das câmeras da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri). Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 332–358, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16657. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16657. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este relato descreve, em palavras e imagens, o processo de realização do filme “Mokõi Kovoe”, uma produção da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) desenvolvida em comunidades do povo Kaiowá. Trata-se de uma breve história de como o mito de origem do pássaro sagrado Kovoe percorreu diferentes tempos, suportes, grafias e linguagens até expressar-se em cinema. O relato estrutura-se em torno de dois eixos: primeiro, o caráter comunitário desse processo de produção fílmica, proporcionando uma experiência de retomada do teko joja (jeito harmonioso de ser), depois, a relação entre este processo e o yvy rendy (mundo espiritual), sendo os ñanderu e as ñandesy (rezadores, xamãs, líderes espirituais) os principais guias e agenciadores dessa relação. Imersos em uma paisagem cosmológica em que distintos mundos são conectados por diferentes linguagens, as imagens e os sons do cinema da Ascuri – bem como os corpos-objetos que os produzem e guardam – se integram também como elementos atuantes neste campo de mediações.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16657
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Referências

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