Resumo
Este relato descreve, em palavras e imagens, o processo de realização do filme “Mokõi Kovoe”, uma produção da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) desenvolvida em comunidades do povo Kaiowá. Trata-se de uma breve história de como o mito de origem do pássaro sagrado Kovoe percorreu diferentes tempos, suportes, grafias e linguagens até expressar-se em cinema. O relato estrutura-se em torno de dois eixos: primeiro, o caráter comunitário desse processo de produção fílmica, proporcionando uma experiência de retomada do teko joja (jeito harmonioso de ser), depois, a relação entre este processo e o yvy rendy (mundo espiritual), sendo os ñanderu e as ñandesy (rezadores, xamãs, líderes espirituais) os principais guias e agenciadores dessa relação. Imersos em uma paisagem cosmológica em que distintos mundos são conectados por diferentes linguagens, as imagens e os sons do cinema da Ascuri – bem como os corpos-objetos que os produzem e guardam – se integram também como elementos atuantes neste campo de mediações.
Referências
BENITES, Eliel. Oguata Pyahu (Uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da Reserva Indígena Te’ýikue. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, 2014.
BENITES, Eliel. Tekoha Ñeropu’ã: aldeia que se levanta. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 19- 38, dossiê., 2020.
BRAND, Antônio. J. Os complexos caminhos da luta pela terra entre os kaiowá e guarani no MS. Tellus, Campo Grande, n. 6, 2004, p. 137-150.
CARRION, Dirce.THOMAZINHO, Gabriela (Orgs.). Projeto Teko Joja. União Européia: Projeto Imagem da Vida, 2019.
CHAMORRO, Graciela, CONCIANZA, Misael e PEREIRA, Levi M. Kaiowa Mombe’upy Nhemohembypy Rehegwa— Relatos da cosmogonia Kaiowá: Implicações no campo linguístico e na produção vida social. Espaço Ameríndio. Vol. 10, n.1, p. 10-33, jan/jun, 2016.
CHAMORRO, Graciela. Terra Madura – Yvy Araguyje: Fundamento da palavra guarani. Dourados: Editora UFGD, 2008, 368 p.
GALACHE, Gilmar. KOXUNAKOTI ITUKEOVO YOKO KIXOVOKU – Fortalecimento do jeito de ser Terena: o audiovisual com autonomia. 123f. Dissertação (Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais) – Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, 2017.
GRÜNBERG, Friedl Paz (Org.). 2011. Ñande Ypykuéra ñe’engue. Minas Gerais. UFMG.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Proa: Revista de Antropologia