A eternidade de Wiñaypacha como imagem do pensamento andino
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Palavras-chave

Imagem
Cinema peruano
Paisagem
Andes peruanos

Como Citar

CABALLERO, I. N. V. A eternidade de Wiñaypacha como imagem do pensamento andino. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 217–236, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16650. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16650. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Recentemente estreou Wiñaypacha (título em espanhol Eternidad), o primeiro filme peruano longa-metragem integralmente falado em aimará, alcançando imenso sucesso não só nos cinemas do Peru como internacionalmente. O filme dirigido por Óscar Catacora, jovem cineasta peruano de origem aimará, é uma obra-prima tanto por suas qualidades estéticas quanto narrativas. O objetivo deste artigo é mostrar como fotografia e roteiro, também assinados pelo diretor, têm um forte caráter poético e potente enquanto recursos reveladores do pensamento andino, sendo a ideia de Eternidade central nesse sentido. Por fim, trata-se de destacar o protagonismo que os povos andinos alcançam com o sucesso de Wiñaypacha em lugares onde há muito tempo são/estão presentes, porém, vistos predominantemente como coadjuvantes.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16650
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