A eternidade de Wiñaypacha como imagem do pensamento andino
PDF

Palavras-chave

Imagem
Cinema peruano
Paisagem
Andes peruanos

Como Citar

CABALLERO, Indira Nahomi Viana. A eternidade de Wiñaypacha como imagem do pensamento andino. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 217–236, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16650. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16650. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Recentemente estreou Wiñaypacha (título em espanhol Eternidad), o primeiro filme peruano longa-metragem integralmente falado em aimará, alcançando imenso sucesso não só nos cinemas do Peru como internacionalmente. O filme dirigido por Óscar Catacora, jovem cineasta peruano de origem aimará, é uma obra-prima tanto por suas qualidades estéticas quanto narrativas. O objetivo deste artigo é mostrar como fotografia e roteiro, também assinados pelo diretor, têm um forte caráter poético e potente enquanto recursos reveladores do pensamento andino, sendo a ideia de Eternidade central nesse sentido. Por fim, trata-se de destacar o protagonismo que os povos andinos alcançam com o sucesso de Wiñaypacha em lugares onde há muito tempo são/estão presentes, porém, vistos predominantemente como coadjuvantes.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16650
PDF

Referências

ALLEN, Catherine. La coca sabe: coca e identidad cultural en una comunidad andina. Cuzco: Centro Bartolomé de las Casas, 2008.

ARNOLD, Denise. Del hilo al laberinto: replanteando el debate sobre los diseños textiles como escritura. In: GARCÉS V., Fernando; SÁNCHEZ C., Walter (Ed.). Textualidades: entre cajones, textiles, cueros, cueros papeles y barro. Cochabamba: Instituto de Investigaciones Antropológicas y Museo Arqueológico de la Universidad Mayor de San Simón (INIAM-UMSS), 2015.

ARNOLD, Denise; ESPEJO, Elvira. El textil tridimensional: la naturaleza tel tejido como objeto y como sujeto. La Paz: Fundación Interamericana/ Fundación Javier Albó/Instituto de Lengua y cultura aymara, 2013.

BLASCO, Lucía. “Wiñaypacha: o comovente longa protagonizado por uma senhora que nunca tinha visto um filme”. Bbc News Brasil – 12 de novembro de 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46146636. Acesso em: 10 de junho de 2020.

ELSSACA, Theodor. Martin Chambi: gigante andino. Revista Enfoque Visual, octubre-diciembre 2016. Disponível em: http://www.revistaenfoquevisual.com/wp-content/uploads/2016/11/ED37-FINAL-ESPECIAL.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2020.

FERNÁNDEZ MURILLO, María Soledad: Almas de la piedra. La colección de líticos del Museo Nacional de Etnografía y Folklore, según la cadena de producción. La Paz: MUSEF, 2018.

MONTOYA ROJAS, Rodrigo. Porvenir de la cultura quechua en Perú. Desde Lima, Villa El Salvador y Puquio. Lima: Oxfam/Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas-CAOI/Confederación Nacional de Comunidades del Perú Afectadas por la Minería-CONACAMI Perú/ Fondo Editorial de la UNMSM, 2010.

RIVERA ANDÍA, Juan Javier. (Ed.). Compreender los rituales ganaderos en los Andes y más allá: etnografías de lidias, herranzas y arrierías. Aachen: Bonner Amerikanistische Studien, 2014.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen. Miradas ch’ ixi desde la historia andina. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

ROBIN AZEVEDO, Valérie. La petrificación de los antiguos em Chumbivilcas (Cuzco, Perú). De la wanka prehispánica al actual ramadero. Revista Española de Antropología Americana, vol. 40, nº1, pp. 219-238, 2010. Disponível em https://revistas.ucm.es/index.php/REAA/article/view/REAA1010120219A. Acesso em: 30 de jullho de 2020.

RODRÍGUEZ, María del Pilar. Martin Chambi. Humanisno Atávico. Revista Enfoque Visual, octubre-diciembre, 2016. Disponível em http://www.revistaenfoquevisual.com/wp-content/uploads/2016/11/ED37-FINAL-ESPECIAL.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2020.

SALOMON, Frank. The cord keepers. Khipus and cultural life in a Peruvian village. Durham and London: Duky University Press, 2004.

SOTO, Catalina. La sensibilidad de un fotógrafo andino: Martin Chambi (1891-1973). Despliegue. Revista Magister en Artes, Teoría e História del Arte. Santiago: Facultad de Artes/ Universidad de Chile, 2014.

URTON, Gary. Signs of the inka khipu. Binary coding in the Andean knotted-string records. Austin: University of Texas Press, 2003.

WEISMANTEL, Mary. Cholas y pishtacos. Relatos de raza y sexo en los Andes. Popayán: Universidad de Cauca/ Instituto de Estudios Peruanos, 2017.

ZIMERMAN, Gaspar. “Crítica de Wiñaypacha: envejecer en el altiplano”. Clarín – 27 de fevereiro de 2019. Disponível em https://www.clarin.com/espectaculos/cine/critica-winaypacha-envejecer-altiplano_0_vjjf5ki8B.html. Acesso em: 30 de junho de 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Proa: Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.