Diálogos musicais sul-sul
PDF

Palavras-chave

Epistemologias do Sul
Diálogo cultural
Coreia-Brasil
Bossa nova
Estilo coreano

Como Citar

URBANO, Krystal. Diálogos musicais sul-sul: a bossa nova ao estilo coreano de Heena . Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 105–119, 2022. DOI: 10.20396/proa.v10i2.16635. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16635. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Partindo da premissa de que conhecer o “Sul desde o Sul” requer tomar consciência da sua imensa diversidade, o artigo discute os intercâmbios musicais estabelecidos entre Brasil e Coreia do Sul, a partir do caso da cantora sul-coreana de bossa nova HeeKyung Na (Heena), tendo em vista os novos desafios e oportunidades que se apresentam no âmbito dos estudos sobre comunicação e música em uma nova paisagem global que parece se afigurar como mais multipolar e descentralizada. Busca-se, dessa forma, conceder visibilidade às trocas musicais “subterrâneas” realizadas por músicos contemporâneos, com gêneros musicais e sonoridades de matrizes culturais não-ocidentais, que demonstram diferentes formas de empréstimo cultural e de apropriação musical entre os países do Sul Global não-imperial.

https://doi.org/10.20396/proa.v10i2.16635
PDF

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso; CORTEZ, Krystal. Cultura pop e política na nova ordem global: lições do Extremo Oriente. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Ro-gerio (Orgs.). Cultura Pop. Salvador: Edufba, pp. 247-267, 2015.

APPADURAI, Arjun. Disjuncture and Difference in the Global and Cultural Economy, in Theory, Culture & Society, v. 7, n. 2–3, 1990, pp. 295–310.

BORN, Georgina; HESMONDHALGH, David. Introduction: on difference, representation, and appropriation in music. In: Western Music and Its Others: Difference, Rep-resentation and Appropriation in Music. London, University of California Press, pp. 1–58, 2000.

CURRAN, James; PARK, Myung-Jin. De-Westernizing Media Studies. London e New York: Routledge, 2000.

CANCLINI, Nestor Garcia. A globalização imaginada. Sao Paulo: Iluminuras, 2007a.

CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, desiguais, desconectados: mapas da intercultulturalidade. Rio de Ja-neiro: Ed. UFRJ, 2007b.

HALL, Stuart. The West and the Rest: discourse and power. In: HALL, Stuart; GIEBEN, Bram. Formations of Modernity. Cambridge: The Open University Press, 1992.

HESMONDHALGH, David; MEIER, Leslie. Popular music, independence and the concept of the alternative in contemporary capitalism. In: BENNETT, James; STRANGE, Nikki (Eds.). Me-dia Independence. Abingdon and New York: Routledge, pp. 94-116, 2014.

IOSIFIDIS, Petros; WHEELER, Mark. Japan, South Korea, Brazil: Post-industrial Societies; Hard and Software. In: Public Spheres and Mediated Social Networks in the Western Context and Beyond. London: Palgrave, pp. 229-256, 2016.

KANG, Myungkoo. There Is No South Korea in South Korean Cultural Studies: Beyond the Colonial Condition of Knowledge Production. Journal of Communication Inquiry, v. 28, n. 3, 2004, pp. 253-268.

MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul. In: Para um pensamento do sul: diálogos com Edgar Morin. Rio de Janeiro: SESC, Dep. Nacional, 2011.

PEREIRA, Simone Luci. Sobre a possibilidade de escutar o Outro: voz, world music, intercultu-ralidade. Revista E-Compós, v. 15, n. 2, maio/ago. 2012.

PEREIRA, Simone Luci. Escutas da memória: os ouvintes das canções da Bossa Nova (Rio de Janeiro, déca-das de 1950 e 1960). Tese (Doutorado em Ciências Sociais – Antropologia) – PUC/SP, 2004.REGEV, Motti. Pop-Rock Music. Cambridge: Polity, 2013.

RYOO, Woongjae. Globalization, or the logic of cultural hybridization: the case of the Korean Wa v e. Asian Journal of Communication, v. 19, n. 2, 2009, pp. 137-151.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Des-pensar para poder pensar. In: Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce – Extensión universitaria, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina-CES, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: do pós-moderno ao pós-colonial e para além de um e outro. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fórum social mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

SHIM, Doobo. Hybridity and the rise of Korean popular culture in Ásia. Media, Culture & Society, v. 28, n. 1, 2006, pp. 25-44.

SHIN, Hyunjoon. Reconsidering Transnational Cultural Flows of Popular Musicin East Asia: Transbordering Musicians in Japan and Korea Searching for ‘Asia’. Korean Studies, v. 33, 2009, pp. 101-123.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Proa: Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.