Resumo
O trabalho desenvolve algumas reflexões sobre o registro audiovisual como ferramenta de pesquisa etnomusicológica. No contexto do trabalho de campo realizado para uma dissertação de mestrado, que entrevistou e gravou em suporte audiovisual cerca de 40 músicos (principalmente acordeonistas e bandoneonistas) da região nordeste de Uruguai, fronteira com Brasil, se repassam algumas experiências de investigadores que, entre outras coisas, buscaram (e buscam) refletir sobre os usos do audiovisual dentro e fora da academia, tais como Rouch, MacDougall, etc. Apresentam-se algumas das consequências geradas no trabalho de campo utilizando a câmera, e, particularmente, chega-se a propor e reafirmar o potencial do audiovisual como ferramenta na construção do objeto de estudo.
Referências
ABREU, Carolina; GRUNVALD, Vitor. Montagem, teatro antropológico e imagem dialética. In: BARBOSA, Andrea, CUNHA, Edgar T. da, SATICO, Rose, NOVAES, Sylvia Caiuby (org.) A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016.
ANDRADE, Mario de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte, Río de Janeiro: Vila Rica Editoras Reunidas Limitada, 1991.
ARAÚJO, Samuel. From Neutrality to Praxis: The Shifting Politics of Ethnomusicology in the Contemporary World. Muzikološki zbornik, v. 44, n. 1, p. 13-30, 2008.
AROCENA, Fabián. Trilha Típica e Folclórica: Panorama da música de bandoneón e acordeón do nordeste uruguaio. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Música e Sociedade), Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2018
AYESTARÁN, Lauro; AYESTARÁN, Alejandro; RODRIGUEZ DE AYESTARÁN, Flor de M. El tamboril y la comparsa. Montevideo: Arca Editorial S.R.L., 1990.
BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro da. Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BENTES, Ivana. Câmera muy verygood pra mim trabalhar. Vídeo nas aldeias. 2004. Disponible en: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/biblioteca.php?c=11 Acceso en: abr. 2023.
BOURDIEU, Pierre. De la regla a las estrategias. In: BOURDIEU, Pierre. Cosas Dichas. Barcelo-na: Ed. Gedisa, p. 67-82, 1988.
CARELLI, Vincent; GALLOIS, Dominique. Vídeo e diálogo cultural: a experiência do vídeo nas aldeias. Horizontes Antropológicos, ano 1, n. 2, p. 61-72, jul./set. 1995.
COLLINS, Samuel, DURINGTON, Matthew and GILL, Harjant. Multimodality: An Invitation: Multimodal Anthropologies. American Anthropologist, v. 119, n. 1, p. 1–5, 2017.
D´AMICO, Leonardo. La dimensión visual de la práctica instrumental: perspectivas teóricas, metodológicas y experiencias “fílmicas” de investigación. TRANS-Revista Transcultural de Música, v. 19, 2015.
EISENSTEIN, Sergei. La forma del cine. México D.F.: Siglo XXI editores, 1999.
FABIAN, Johanes. Time and the Other. How Anthropology makes its object. New York: Columbia Univ. Press. 2014.
GIORGIANNI, Eugenio; RANOCCHIARI, Dario. Doing ethnographically grounded music videos. Visual Ethnography, v. 9, n. 1, p. 7-18. 2020.
GRIMSHAW, Anna; RAVETZ, Amanda. Observational cinema. Anthropology, film and the exploration of social life. Bloomington: Indiana University Press. 2009.
HOFMAN, Ana. Maintaining the Distance, Othering the Subaltern: Rethinking Ethnomusicologists’ Engagement in Advocacy and Social Justice. In: HARRISON, Klisala; MACKINLAY, Elizabeth; PETTAN, Svanibor. Applied ethnomusicology: historical and contemporary approaches. New Castle: Cambridge Scholars Publishing, 2010.
INGOLD, Tim. Being alive: essays on movement, knowledge and description. New York: Taylor & Francis e-Library, 2011.
INGOLD, Tim. That’s enough about ethnography!. Hau: Journal of Ethnographic Theory University of Aberdeen, v. 4, n. 1, p. 383–395, 2014.
MACDOUGALL, David. The corporeal image. Film, ethnography, and the senses. New Jersey: Princeton University Press, 2006.
MARCUS, George E. The Modernist Sensibility in Recent Ethnographic Writing and the Cinematic Metaphor of Montage. In: DEVERAUX, Leslie; HILLMAN, Roger. Fields of Visions. Essays on Films Studies, Visual Anthropology, and Photography. London, Los Angeles: University of California Press, p. 35-55, 1995.
MIGUEL, Ana Flavia; RANOCCHIARI, Darío; SARDO, Susana. Prácticas de investigación compartida en música. Tentativas y desafíos desde Portugal. AIBR - Revista de Antropología Iberoamericana, v. 15 n. 2, p. 357-382, 2020. Disponible en: https://recyt. fecyt.es/index.php/AIBR/article/view/86187. Acceso en: 30 jun. 2023.
PADRÓN FAVRE. Historia Cultural de las regiones. In: AROCENA, Felipe (coord.). Regionalizaciòn cultural del Uruguay. Montevideo: Universidad de la República Oriental del Uruguay. Dirección Nacional de Cultura/ Programa VivíCultura, p. 79-129. 2011.
PINK, Sarah. Doing Visual Ethnography: Images, Media, and Representation in Research. London, Thousand Oaks (California), New Delhi: Sage Publications, 2007.
PRELORÁN, Jorge. El cine etnobiográfico. Edición electrónica: Universidad del Cine. 2013. Disponible en: https://www.ucine.edu.ar/media/src/preloran.pdf . Acceso en: 30 jun. 2023.
ROUCH, Jean. Ciné-Ethnography. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2003.
SANDRONI, Carlos, O lugar do etnomusicólogo junto às comunidades pesquisadas: “devolução” de registros sonoros como imperativo científico. Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos, Anais do II Encontro Nacional da ABET. Salvador: Con¬texto, p. 49-56. 2005.
SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237- 260, 2008.
SUHR, Christian; WILLERSLEV, Rane (edit.) Transcultural Montage. New York: Ber-ghahn Books, 2013.
TOROU et Bitti: les tambours d´avant. 1971. Jean Rouch. CNRS. France. 10 mins.
VAILATI, Alex; GODIO, Matias; RIAL, Carmen (orgs.). Antropologia audiovisual na prática [Recurso eletrônico] / 1. ed. Desterro, Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2016. Disponible en: http://www.academia.edu/30520525/Vailati_A._Godio_M._Rial_C._Eds._2016._Antropologia_Visual_na_Pratica._Florian%C3%B3polis_Cultura_e_Barb%-C3%A1rie. Acceso en: 30 jun. 2023.
VIGLIETTI, Cédar. Folklore musical del Uruguay. Montevideo: Ediciones del nuevo mundo, 1968.
WINKIN, Ives (selec.) La nueva comunicación. Barcelona: Editorial Kairós, 2005.
ZEMP, Hugo. Filming Music and Looking at Music Films. Ethnomusicology. v. 32, n 3, p. 393-427, 1988.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Fabián Arocena