O praiá Pankararu: objeto-fetiche modernista
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ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos. O praiá Pankararu: objeto-fetiche modernista. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 5, 2014. DOI: 10.20396/proa.v5i.16488. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16488. Acesso em: 14 dez. 2024.

Resumo

Neste artigo, analiso um dos efeitos sociais do modernismobrasileiro dos anos 1930, a objetificação cultural Pankararu, momento em que o praiá (máscara ritual desses indígenas) é capturado pelo discurso modernista como um objeto-feticheparadigmático da cultura nacional. Nesse período, a etnografia e a constituição de patrimônio cultural se colocaram como uma política de Estado. Apresento nesse contexto o trabalho de Mário de Andrade na formação da Sociedade de Etnografia e Folclore (1936) e da “Missão de 1938”, espaços onde se evidenciam a institucionalização e os efeitos desse tipo de discurso.
https://doi.org/10.20396/proa.v5i.16488
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