A pesquisa em teatro: uma convenção
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Como Citar

MACHADO, Bernardo Fonseca. A pesquisa em teatro: uma convenção. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 4, 2012. DOI: 10.20396/proa.v4i.16471. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16471. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No final do século XX, o “teatro de pesquisa” – como prática artística – tornou-se teatralmente verossímil, culturalmente aceitável e economicamente possível na cidade de São Paulo. Este artigo procura apresentar em linhas rápidas quais condições possibilitaram a consolidação de tal expediente teatral. Uma geração de criadores – jovens formados no final dos anos 1980 – contribuiu para instaurar novos modos de produção cênica na cidade. Ao longo dos anos 1990 e 2000, foi elaborada uma estrutura para assegurar o “teatro de pesquisa”: políticas de financiamento público; criação de universidades de artes cênicas; definição de uma agenda para pesquisa de linguagem. Experiência social e convenções teatrais misturaramse, então, num sistema que se modifica constantemente, gerando novos padrões de criação e de produção artística.
https://doi.org/10.20396/proa.v4i.16471
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