O corpo no cinema moçambicano: uma análise da experiência do HIV/AIDS a partir das obras cinematográficas de Isabel Noronha e Orlando Mesquita
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Como Citar

OLIVEIRA, Esmael Alves de. O corpo no cinema moçambicano: uma análise da experiência do HIV/AIDS a partir das obras cinematográficas de Isabel Noronha e Orlando Mesquita. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 4, 2012. DOI: 10.20396/proa.v4i.16467. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16467. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende analisar, a partir de alguns documentários moçambicanos contemporâneos, o modo como o corpo traspassado pela experiência do HIV/AIDS passa a ser constituído e significado. Tendo como norte o cruzamento entre antropologia, cinema e literatura, proponho o desafio de pensar a compreensão do corpo para além de determinantes dualistas e essencialistas. Nesse sentido, a proposta é a de compreender e perceber outras possibilidades de interpretação do corpo como constructo social, e que estão para além de uma abordagem medicalizante.
https://doi.org/10.20396/proa.v4i.16467
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