Resumo
O presente artigo pretende analisar, a partir de alguns documentários moçambicanos contemporâneos, o modo como o corpo transpassado pela experiência do HIV/AIDS passa a ser constituído e significado. Tendo como norte o cruzamento entre antropologia, cinema e literatura, proponho o desafio de pensar a compreensão do corpo para além de determinantes dualistas e essencialistas. Nesse sentido, a proposta é a de compreender e perceber outras possibilidades de interpretação do corpo como constructo social, e que estão para além de uma abordagem medicalizante.
Referências
Almeida, Miguel Vale de. O corpo na teoria antropológica. Revista de Comunicação e Linguagens, 33: p. 49-66, 2004.
Barthes, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
Barthes, Roland. La réthorique de l’image. Communication n. 4, p. 40-51, 1964.
Bataille, Georges. A parte maldita. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Bataille, Georges. La religión surrealista. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2008.
Bourdieu, Pierre. O habitus e o espaço dos estilos de vida. In: Bourdieu, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008, p.189-248.
Burucúa, José Emilio. Aby Warburg (1866–1929): la civilización del Renacimiento, la magia, el método. In: Burucúa, José Emilio. Historia, arte, cultura: de Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2003.
Convents, Guido. Os moçambicanos perante o cinema e o audiovisual: uma história político-cultural do Moçambique colonial até à República de Moçambique (1896-2010). Maputo: CP - Conteúdos e Publicações, 2011.
Csordas, Thomas. The Body´'s Career in Anthropology. In: Moore, H. L. Anthropological Theory Today. London: Polity Press, 1999.
Derrida, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Derrida, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Florianópolis: EdUFSC, 2012.
Didi-Huberman, Georges. A sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
Foucault, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 18ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007a.
Foucault, Michel. Microfísica do poder. 24ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007b.
Foucault, Michel. O nascimento da clínica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
Maluf, Sônia Weidner. Corpo e corporalidade: abordagens antropológicas. Esboços, PPGH/UFSC, v. 9, 2001, p. 87-101.
Matsinhe, Cristiano. “Tabula Rasa”: dinâmica da resposta moçambicana contra o HIV/SIDA. Maputo: Texto, 2006.
Mauss, Marcel. As técnicas do corpo. In: Mauss, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Moraes, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana – de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2002.
Oliveira, Esmael Alves de. HIV/SIDA nas lentes do cinema moçambicano: uma análise a partir da obra de Isabel Noronha. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2-5 jul. 2012, São Paulo, SP, Brasil. São Paulo: PUC, 2012 (GT 09 - Antropologia do Cinema: entre narrativas, políticas e poéticas).
Oliveira, Esmael Alves de. Cinema, antropologia e AIDS: por uma antropologia das imagens. XV CISO - Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste e PRÉ-ALAS Brasil, 4-7 set., Teresina, PI, Brasil. Teresina: UFPI, 2012 (no GT - Ciências Sociais & Cinema: entre narrativas, políticas e poéticas).
Passador, Luiz Henrique. “Tradition”, person, gender, and STD/HIV/AIDS in southern Mozambique. Cadernos de Saúde Pública [online], 2009, vol. 25, n. 3, p. 687-693.
Passador, Luiz Henrique. “As mulheres são más”: pessoa, gênero e doença no sul de Moçambique. Cadernos Pagu (35), p. 177-210, jul.-dez. 2010.
Thomaz, Omar Ribeiro; Passador, Luiz Henrique. Raça, sexualidade e doença em Moçambique. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 14(1), p. 263-286, jan.-abr. 2006.
Van Gennep, Arnold. Os ritos de passagem. 2ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.
Warburg, Aby. Imagens da região dos índios Pueblo da América do Norte. Concinnitas, ano 6, volume 1, nº 8, jul. 2005.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Esmael Alves de Oliveira