Mona Lisa made in China
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Palavras-chave

Debate
Antropologia
Arte
China

Como Citar

PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Mona Lisa made in China : refletindo sobre cópia e propriedade intelectual na sociedade chinesa a partir do caso de Dafen. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. 1–15, 2011. DOI: 10.20396/proa.v3i00.16463. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16463. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

O presente texto examina a relação da China com a imitação, desde a dinastia Song até os tempos modernos. Na China, a imitação é concebida como uma forma de reverência à ordem e à tradição, enquanto no Ocidente é vista como uma violação da propriedade intelectual. O caso de Dafen, uma aldeia especializada na produção em massa de réplicas de obras de arte, ilustra este conflito de visões de mundo. Dafen é um lugar paradigmático, pois tem a capacidade de produzir milhares de cópias a uma velocidade extraordinária, mas também é visto como um lugar bizarro e até criminoso pela mídia ocidental. O texto analisa o caso de Dafen para refletir sobre o atual conflito de visões de mundo sobre o papel das cópias, da propriedade e dos regimes de trabalho na China.

https://doi.org/10.20396/proa.v3i00.16463
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