Resumo
Há mais de duas décadas, grupos de cultura popular sediados na cidade de Campinas, em São Paulo, vêm se dedicando à prática e pesquisa das chamadas expressões afro-brasileiras com o intuito de reavivar a memória rural e negra dos tempos de escravidão presentes na história da região, contrastando assim com o cenário moderno e tecnológico com que a cidade é comumente associada. Tomando esse contexto como campo etnográfico, este artigo propõe uma reflexão que relaciona corpo e memória coletiva no âmbito dessas manifestações culturais. Para tanto, faz uso de um compêndio teórico centrado em questões como corpo, memória e performance provenientes de estudos etnomusicológicos e antropológicos, buscando uma síntese que possa contribuir teoricamente para com as investigações neste universo expressivo.
Referências
Almeida, Miguel Vale. O corpo na teoria antropológica. Revista de Comunicação e Linguagens, v. 33, p. 49-66, 2004.
Andrade, Mário. Samba rural paulista. In: Carneiro, Edson. (Org.). Antologia do negro brasileiro. 1933.
Araújo, Samuel. Em busca da inocência perdida? Oralidade e tradição e música no novo milênio. In: Tugny, Rosângela; Queiroz, Ruben. (Orgs.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 59-70.
Bauman, Zigmund. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Bourdieu, Pierre. Outline of a theory of practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977 (1972).
Bourdieu, Pierre. Descrever e prescrever: as condições de possibilidade e os limites da eficácia política. In: A economia das trocas linguísticas. Trad. de Sérgio Micelli. São Paulo: Edusp, 1996. p. 85-96.
Connerton, Paul. Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta, 1999.
Csordas, Thomas. Embodiment as a paradigm for anthropology, Ethos, v. 18 (1): p. 5-47, 1990.
Daniel, Yvonne. Dancing wisdom: embodied knowledge in Haitian Vodou, Cuban Yoruba, and Bahian Candomblé. Urbana: University of Illinois Press, 2005.
Dawsey, John Cowart. Victor Turner e antropologia da experiência. Cadernos de Campo, v. 13, p. 163-76, 2005.
Giddens, Anthony. Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta, 1994 (1991).
Giddens, Anthony. The transformation of intimacy: sexuality, love and eroticism in modern societies. Cambridge: Polity, 1992.
Giesbrecht, Érica. O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através de performances de legados musicais. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas, 2011.
Halbwachs, Maurice. La mémoire collective. Paris: PUF, 1968 [1950].
Holton, Kimberly da Costa. Performing Folklore: Ranchos Folclóricos from Lisbon to Newark. Indiana: University Press, 2005.
Ingold, Tim. Humanity and animality. In: Companion encyclopaedia of anthropology: humanity, culture and social life. London: Routledge, 1994. p 14-32.
Lapa, José Roberto do Amaral. A cidade: os cantos e os antros. São Paulo: Edusp, 1995.
Manzatti, Marcelo Simon. Samba paulista, do centro cafeeiro à periferia do centro: estudo sobre o samba de bumbo ou samba rural paulista. Dissertação (mestrado). Departamento de Ciências Sociais. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
Merleau-Ponty, Maurice. Phenomenology of perception. Evanston, IL: Northwestern, University Press, 1962.
Nogueira, Lenita. W. M. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
Pollak, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n. 3, 1989, pp 3-15.
Ricci, Maria. L. S. R. Viagem no tempo: a propósito de alguns bairros de Campinas. Notícia bibliográfica e histórica, Campinas, v. 35, n. 189, p. 121-35, 2003.
Ricoeur, Paul. Tempo e narrativa. V. I, I e III. São Paulo: Papirus, 1994.
Rocha, Cristiany M. Histórias de famílias escravas. Campinas, século XIX. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
Schechner, Richard. Victor Turner’s last adventure. In: Turner, Victor. The Anthropology of Performance. 2nd ed. New York: PAJ, 1992. p. 7-20.
Schechner, Richard. Performance Studies, an introduction. London: Routledge, 2002.
Scott, James. Domination and the Arts of Resistance: Hidden Transcripts. New Haven: Yale University Press, 1990.
Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von. Palestra musicada – apresentação com o grupo de samba Cupinzeiro, enfocando o tema “Memória do Samba Paulista”. 2005.
Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von. Carnaval em branco e negro, Carnaval Popular Paulistano (1914-1988). Campinas. Ed. da Unicamp, Edusp e Imprensa Oficial, 2007.
Stasi, Carlos. World Music e percussão: primitivismo nos “Brasis” de sempre. ARTEunesp, São Paulo, v. 16, p. 173-84, 2003/2004.
Turner, Terence. Bodies and anti-bodies: flesh and fetish in contemporary social theory. In: Csordas, Thomas. (Org.) Embodiment and experience. The existential ground of self and culture. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, pp 27-47.
Turner, Victor W. The Anthropology of experience. Illinois: University of Illinois Press, 1986.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Érica Giesbrecht