A questão da vocação na representação social dos músicos
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Palavras-chave

Vocação
Representação social
Músicos

Como Citar

ADENOT, Pauline. A questão da vocação na representação social dos músicos. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 00, p. 1–15, 2010. DOI: 10.20396/proa.v2i00.16431. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16431. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Tradução de Clotilde Lainscek. O artigo se propõe a discutir em que medida a idéia de vocação é constitutiva das profissões artísticas, notadamente na esfera musical, e quais são as conseqüências do peso da idéia de vocação sobre a representação social dos músicos, ou seja, sobre a percepção que temos deles e que eles têm de si próprios. A idéia de vocação artística não está necessariamente associada à geração de renda - distanciando-se, assim, da visão de vocação laica, surgida no século XIX, com a ascensão do individualismo e da centralidade da produção. A vocação artística é considerada como um dom inato e incontornável - aproximando-se, nesse sentido, da idéia de vocação religiosa que vigorou até o século XVIII. Mas, acima de tudo, a representação da vocação artística vem associada ao prazer e à paixão - o que acaba obliterando as escolhas, dificuldades e investimentos que conformam a carreira artística.

https://doi.org/10.20396/proa.v2i00.16431
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Referências

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