Banner Portal
Luciano de Samósata - Alexandre ou o falso profeta
PDF

Palavras-chave

Alexandre. Abonotico. Paidéia.

Como Citar

BRETAS, Daniel Gomes. Luciano de Samósata - Alexandre ou o falso profeta. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 2, 2012. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9569. Acesso em: 29 maio. 2024.

Resumo

Este é um texto de excepcional importância no conjunto das obras de Luciano. Ao leitor pode parecer surpreendente uma afirmação desse teor, sobretudo para aquele que sabe que a excepcionalidade é a marca mais característica de tudo que Luciano escreveu — na qualidade de um autor que efetivamente guarda surpresas a cada passo, seja no que concerne à manipulação dos gêneros tradicionais, seja na escolha dos temas ou na forma sempre nova como os trata. O juízo de valor justifica-se antes de mais nada pelo simples fato de que se trata de um texto assinado, isto é, em que Luciano se nomeia com seu nome próprio — o que, nas oitenta obras que compõem o corpus lucianeum é coisa rara l . Com efeito, na cena em que narra seu encontro com Alexandre, registra que este, informado de sua chegada a Abonotico, "soube que aquele era o tal Luciano" que o desafiava e difamava: segue-se então a desrespeitosa cena em que, dando-lhe o profeta a mão para beijar, Luciano retribuiu-lhe com "uma boa dentada", fazendo com que "faltasse muito pouco para que ficasse aleijado da mão.

PDF
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.