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Ensino inicial de latim: a cultura clássica através de textos
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Palavras-chave

Latim. Linguística aplicada. Ensino. Cultura clássica. Texto.

Como Citar

LONGO, Giovanna. Ensino inicial de latim: a cultura clássica através de textos. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 15, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9449. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O entendimento do latim como língua materna impõe o texto legítimo como única fonte a partir da qual é possível extrair os dados daquele sistema linguístico. Dessa perspectiva, a aquisição da competência de leitura é o principal objetivo do estudo desse idioma. O presente artigo apresenta uma proposta didática que permite, desde as lições iniciais de Latim, trabalhar com a compreensão das estruturas oracionais simples e das oposições de caso, em função das noções de texto e contexto. O material é formulado a partir de fontes originais sem a necessidade de recorrer, por um lado, a adaptações ou facilitações em latim ou, por outro, ao uso de frases isoladas de seus contextos. Com isso, busca-se garantir não apenas o entendimento das estruturas linguísticas, mas também, e sobretudo, de importantes tópicos da cultura e literatura clássicas.

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