Banner Portal
Ensino inicial de latim: a cultura clássica através de textos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Latim. Linguística aplicada. Ensino. Cultura clássica. Texto.

How to Cite

LONGO, Giovanna. Ensino inicial de latim: a cultura clássica através de textos. PhaoS - Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 15, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9449. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

O entendimento do latim como língua materna impõe o texto legítimo como única fonte a partir da qual é possível extrair os dados daquele sistema linguístico. Dessa perspectiva, a aquisição da competência de leitura é o principal objetivo do estudo desse idioma. O presente artigo apresenta uma proposta didática que permite, desde as lições iniciais de Latim, trabalhar com a compreensão das estruturas oracionais simples e das oposições de caso, em função das noções de texto e contexto. O material é formulado a partir de fontes originais sem a necessidade de recorrer, por um lado, a adaptações ou facilitações em latim ou, por outro, ao uso de frases isoladas de seus contextos. Com isso, busca-se garantir não apenas o entendimento das estruturas linguísticas, mas também, e sobretudo, de importantes tópicos da cultura e literatura clássicas.

PDF (Português (Brasil))

References

AMARANTE, J. (2013 ). Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção: discursos, práticas, representações proposta metodológica. Salvador, 2013. 313f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura). Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

CART, A. et al. (1986). Gramática latina. Trad. Maria Evangelina V. N. Soeiro. São Paulo: EdUSP.

FARIA, E. (1982). Dicionário escolar latino-português. 6a ed. Rio de Janeiro: MEC / FENAME.

FIORIN, J. L. (1991). Letras Clássicas no 2º grau: competência textual e intertextual. In: CARDOSO, Zélia de Almeida (Org.). Mito, religião e sociedade. Anais do II Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. São Paulo, pp. 515-519.

FORTES, F.; MIOTTI, C. M. (2014). Cultura clássica e ensino: uma reflexão sobre a presença dos gregos e latinos na escola. Organon. Porto Alegre, RS, v.29, nº 56, pp. 153-173, jan/jun.

FORTES, F. e PRATA, P. (2012). Considerações sobre métodos e metodologias de ensino de latim no Brasil. IN: AMARANTE, J. e LAGES, L. Mosaico Clássico: variações acerca do mundo antigo. Salvador: UFBA. pp. 167-185.

HJELMSLEV, L. (1975). Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Trad. Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva. (Estudos).

KENNEY, E. J. (1999). Vt erat novator: Anomaly, Innovation and Genre in Ovid, Heroides, 16021. IN: ADAMS, J. N. and MAYER, R. G. Aspects of the language of latin poetry. Oxford: Oxford University Press for The British Academy, pp. 399-414.

LEITE, L. R. e CASTRO, M. B. (2014). O ensino de língua latina na universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em letras. Organon. Porto Alegre, RS, v.29, nº 56, pp. 223-244, jan/jun.

LIMA, A. D. (1995). Uma estranha língua?: questões de linguagem e de método. São Paulo: UNESP.

LIMA, A. D. Memorial - (2000). Concurso para obtenção de cargo de Professor Titular. Departamento de Linguística, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Araraquara.

LONGO, G. (2014). Abordagem textual no ensino de latim. Organon. Porto Alegre, RS, v.29, nº 56, pp. 175-188, jan/jun.

MARANHÃO, S. M. (2009). Reflexões sobre o ensino de língua latina em cursos superiores de Letras Modernas. Instrumento, Juiz de Fora, v.11, n.1, pp. 27-36, jan./jun.

MIOTTI, C. M. (2006). O ensino de Latim nas universidades públicas do estado de São Paulo e o método Reading Latin: um estudo de caso. Campinas, 2006. 145f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

OVID. Heroides. E. J. Kenney editor (1996). Cambridge: Cambridge University Press.

PRADO, J. B. T. (2007). Língua Latina I: anotações de aula. Araraquara.

When submitting papers to PhaoS, authors should be aware that PhaoS shall hold all relevant copyrights over such papers if they are accepted for publication. Manuscripts will not be returned.

Downloads

Download data is not yet available.