Banner Portal
Bíblia. Novo testamento, os quatro evangelhos. Traduzido do grego por Frederico Lourenço.
PDF

Palavras-chave

Bíblia. Novo testamento. Quatro evangelhos. Resenha.

Como Citar

FUNARI, Pedro Paulo A. Bíblia. Novo testamento, os quatro evangelhos. Traduzido do grego por Frederico Lourenço. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 119–122, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9406. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Haveria sentido em traduzir, uma vez mais, a Bíblia? Mesmo em português, há já muitas boas versões e mais ainda do Novo Testamento (NT). Frederico Lourenço, professor de grego na Universidade de Coimbra, Portugal, é um classicista de escol, tradutor da Odisseia e da Ilíada, além das tragédias de Eurípides Hipólito e Íon, sempre com grande êxito de crítica e de público. O professor luso aceitou uma tarefa enorme e pouco usual, ao propor verter para o nosso idioma a Septuaginta, versão grega da Bíblia Hebraica, além do NT. O projeto é mesmo único, ao buscar os originais gregos mais antigos e fundadores da tradição cristã. Lourenço parte da constatação de que foram os textos gregos a fundar as interpretações judaicas e cristãs, até o predomínio posterior entre os rabinos do texto hebraico (século II) e da sacralização da Vulgata latina (século IV), no Ocidente. Portanto, para a História cultural e literária, esta ida aos originais, com espírito laico, abre novas possibilidades de leitura. O tradutor não despreza ou desvaloriza outras versões à luz da confissão religiosa, mas fornece novos elementos para a hermenêutica, de modo a tornar o texto menos eivado de pressupostos teológicos, muitos de possível adoção posterior. Além disso, como classicista e conhecer do grego clássico, koiné (helenístico) e moderno, consegue dar um sentido diacrônico, ao longo do tempo, dos termos e expressões, com nuanças nem sempre evidentes. Presta, pois, um serviço excepcional.
PDF
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.