Helena e Páris entre as vozes da poesia mélica grega arcaica
seis fragmentos, quatro poetas
DOI:
https://doi.org/10.20396/phaos.v22i00.16129Palavras-chave:
Poesia mélica, Helena, Performance, Páris, Ciclo épico troianoResumo
Este artigo pretende analisar, a figura de Helena e de Páris em quatro poetas mélicos arcaicos: Álcman (Fr. 77 Davies), Safo (Frs. 16 e 23 Voigt), Alceu (Frs. 42 e 283 Voigt) e Íbico (Fr. S 151 Davies). Com base no contexto histórico e na ocasião de performance das canções, iremos traçar paralelos com a tradição poética anterior àquela dos poetas, como a do ciclo épico, e posterior, como a da tragédia, com o fim de entender os lugares comuns dos personagens, bem como descobrir possíveis inovações.
Downloads
Referências
BURRIS, S.; FISH, J.; OBBINK, D. “New fragments of Book 1 of Sappho”. Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, No 189, 2014, p. 1-28. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23850356. Acesso em 24 fev. 2022.
DAVIES, M. (ed.). Poetarum melicorum Graecorum fragmenta I. Oxford: Clarendon, 1991.
GRENFELL, B. P.; HUNT, A. S. (eds.). The Oxyrhynchus papyri – Part X. Londres: Egypt Exploration Fund, 1914.
KOVACS, D. (ed., trad.). Euripides. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1995.
LIDELL, H. G.; SCOTT, R.; JONES, S. Greek-English lexicon with a revised supplement. 9a ed. rev. e ampl. Oxford: Clarendon, 1996.
LOBEL, E.; PAGE, D. L. (eds.) Poetarum Lesbiorum fragmenta. Oxford: Clarendon, 1997 [1a ed.: 1955].
MOST, G. W. (ed., trad.). Hesioi: The shield. Catalogue of women. Other fragments. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2007.
VOIGT, E.-M. (ed.). Sappho et Alcaeus. Amsterdam: Athenaeum, Polak & Van Gennep, 1971.
WEST, M. (ed.)Homeri Ilias, vol. I. Munich, Leipzig: Saur, 1998.
WEST, M. (ed.) Homeri Ilias, vol. II. Munich, Leipzig: Saur, 2000.
WEST, M. (ed.) Homerus Odyssea. Berlin: De Gruyter, 2017.
BARRON, J. P. “Ibycus: to Polycrates”. Bulletin of the Institute of Classical Studies, Oxford: University Press, 1969, p. 119-49. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43646393. Acesso em: 16 fev. 2022.
BETINI, P.; RAGUSA, G. “As Quatro Helenas de Estesícoro: a representação da heroína nos fragmentos de Helena, Palinódia(s), Saque de Troia e Retornos”. Códex: Revista de Estudos Clássicos, Vol. 9, n. 1, 2021, pp. 74-93. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/CODEX/article/view/41103. Acesso em: 16 fev. 2022.
BLONDELL, R. “Refractions of Homer’s Helen in Archaic lyric”. The American Journal of Philology. Vol. 131, No. 3, 2010, p. 349-391. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40983352. Acesso em: 16 fev. 2022.
CANAZART, G. “O símile na poesia mélica arcaica”. PhaoS: Revista de Estudos Clássicos. Vol. 21, 2021, p. 1-30. Disponível em: https://doi.org/10.20396/phaos.v21i00.15557. Acesso em: 16 fev. 2022.
CAPRIOLI, M. “On Alcaeus 42, Voigt”. The Classical Quartely, Vol. 62, N° 1, 2012, p. 22-38. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41819993. Acesso em: 22 fev. 2022.
DAVIES, M.; FINGLASS, P. J. (ed., introd., coment.). Stesichorus: the poems. Cambridge: University Press, 2014.
DECKER, J. E. “The most beautiful thing thing on the black Earth: Sappho’s alliance with Aphrodite.” In.: REID, H; LEYH, T. (eds.) Looking at beauty to kalon in western Greece. Selected essays from the 2018 Symposium on the Heritage of Western Greece. Parnassos press – Fonte Arethusa, 2018, p. 39-50. Disponível em: http://www.jstor.com/stable/j.ctvcmxpn5.6. Acesso em: 16 fev. 2022.
DODSON-ROBINSON, E. “Helen’s ‘Judgement of Paris’ and Greek marriage ritual in Sappho 16”. Arethusa. Vol. 43, No. 1, 2010, p. 1-20. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44578316 Acesso em: 16 fev. 2022.
DUBOIS, P. “Sappho and Helen”. Arethusa. Woman in the Ancient World. Vol. 11, No 1/2, 1978, p. 89-99. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26308155. Acesso em: 16 fev. 2022.
EURÍPIDES. Duas tragédias: Hécuba e Troianas. Tradução de. Werner. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
FREDRICKSMEYER, H. C. “A Diachronic Reading of Sappho fr. 16 LP”. Transactions of the American Philological Association 131, 2001, p. 75-8. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20140964. Acesso em: 16 fev. 2022.
GRAZIOSI, B.; HAUBOLD, J. “Greek lyric and early greek literary history” In. BUDELMANN, F. (org.). The Cambridge companion to Greek lyric. Cambridge: University Press, 2009, p. 95-113.
HERINGTON, J. Poetry into drama. Berkely: University of California Press, 1985.
HOMERO. Ilíada. Trad. F. Lourenço. São Paulo: Penguin, Companhia das Letras, 2013.
HOMERO. Odisseia. Trad. F. Lourenço São Paulo: Penguin, Companhia das Letras, 2013.
PERROTA, G., GENTILLI, B.; CATENACCI, C. (coments., introd., trads.). Polinnia. 3a ed. rev. e ampl. Messina: Casa Editrice G. D’Anna, 2007.
RAGUSA, G. Fragmentos de uma deusa. A representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. (apoio Fapesp).
RAGUSA, G. Lira, mito e erotismo. Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. (apoio Fapesp).
RAGUSA, G. (org., trad.). Lira grega. Antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.
RAGUSA, G. “A coralidade e o mundo das pathénoi na poesia mélica de Safo.” Aletria, Vol. 24, N° 4, 2019, p. 85-111.
RAGUSA, G. (org., trad.). Safo de Lesbos: Hino a Afrodite e outros poemas. 2a ed. ver. e ampl. São Paulo: Hedra, 2021.
TORRES GUERRA, J. B. “‘Rubia Helena’ (Íbico, S 151 PMGF, v. 5)”. Minerva 12, 1998, p. 53-6. Disponível em: https://www.academia.edu/26920572/Rubia_Helena_%C3%8Dbico_S_151_PMGF_v._5_. Acesso em: 16 fev. 2022.
TSITSIKABOU-VASALOS, E. “Alcman: Poetic etymology tradition and innovation”. Rivista di cultura classica e medioevale, Vol. 43, No. 1, 2001, p. 15-38. Disponível em: http://www.jstor.com/stable/23953906. Acesso em: 16 fev. 2022.
WILKINSON, C. L. (intro. text. coment.). The Lyric of Ibycus. De Gruyter, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.