Banner Portal
O teatro do amor no primeiro livro da Ars Amatoria
PDF

Palavras-chave

Teatro
Sedução
Ars Amatoria
Ovídio

Como Citar

DUQUE, Guilherme Horst. O teatro do amor no primeiro livro da Ars Amatoria: sedução, persuasão e performance. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 19, p. e019008, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/13592. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O caráter performático do discurso empregado pelos poetas elegíacos com vistas a conquistar suas puellae, sobretudo o de Ovídio, que já foi apontado por outros estudiosos,3 torna-se um dos componentes essenciais das lições contidas na Ars Amatoria. No presente artigo pretendo demonstrar como os conselhos do poeta, no livro I, se orientam em torno da performance. O jogo da sedução atribui papéis específicos ao homem e à mulher, construindo, assim, um teatro do amor. Pretendo mostrar que isso está primeiramente refletido no próprio vocabulário empregado pelo poeta, com fortes reminiscências teatrais, mas também no teor dos seus conselhos, que se fundamentam na ideia de agir (atuar) calculadamente de modo a transmitir uma imagem do sedutor como um amante sofredor, a fim de persuadir a interlocutora a atender sua demanda sexual.

PDF

Referências

ANDRÉ, Carlos Ascenso (trad.). Amores & Arte de amar. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2011.
ARIETI, J. Empedocles in Rome: Rape and the Roman ethos. Clio, Vol. 10, n. 1, 1980, p. 5-20.
BEARD, M. Laughter in Ancient Rome: on joking, tickling, and cracking up. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 2014.
BOEHRINGER, S. What is names by the name “Philaenis?” – Gender, function, and authority of an antonomastic figure. In: MASTERSON, M.; RABINOWITZ, S.; ROBSON, J. (ed.) Sex in Antiquity: exploring gender and sexuality in the ancient world. New York/Oxon: Routledge, 2015, p. 374-392.
BOYD, B. W. Ovid’s literary loves. Influence and innovation in the Amores. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1997.
CARDOSO, I. T. Ars Plautina: metalinguagem em gesto e figurino. Tese de Doutorado em Letras Clássicas – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CARDOSO, I. T. Theatrum mundi: Philologie und Nachahmung. In: SCHWINDT, J. H. (ed.). (Org.). Was ist eine philologische Frage?. Frankfurt: Ed. Suhrkamp, 2009 , p. 82-111
CARDOSO, I. T. Ilusão e engano em Plauto. In: CARDOSO, Zélia de Almeida; DUARTE, Adriane da Silva (org.) Estudos sobre o teatro antigo. São Paulo: Alameda, 2010a, p. 95-126.
CARDOSO, I. T. O espetáculo da vida humana em Cato Maior De Senectute. Nuntius Antiquus, vol. 6, 2010b, p. 41-66.
CHIU, A. Song of self: Ovid revis(it)ing Love Elegy. In: Ovid’s women of the year: narratives of Roman identity in the Fasti. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2016.
CRAWFORD, M. (ed.). Roman Statutes. 2 Vol., London: Cambridge University Press, 1996.
DAVIS, J. T. Fictus Adulter: Poet as actor in the Amores. Amsterdam: J. C. Gieben, 1989.
DICKIE, S. Fielding’s rape jokes. The Review of English Studies. New series, vol. 61, nº 251, Oxford University Press, 2010, p. 572-290.
DUCKWORTH, G. E. [1952]. The nature of Roman comedy: a study in popular entertainment. 2. ed., Norman: University of Oklahoma Press, 1994.
DUNN, H. D. The hunt as an image of love and war in Classical literature. Doctoral Dissertation (Philosophy). Berkeley: University of California, 1980.
DUQUE, G. (jan.-jun. 2016). ‘Tu mihi sola places’: sobre um caso de alusão na Ars Amatoria de Ovídio. Letras em Revista. Vol. 7, n. 1, Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Piauí: Teresina, 2016.
EDWARDS, C. The politics of immorality in ancient Rome. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
EDWARDS, C. Unspeakable professions: public performance and prostitution in ancient Rome. In: HALLETT, J.; SKINNER, M. (ed.). Roman Sexualities. Princeton: Princeton University Press, 1997, p. 66-95.
FLORES, G. G. (trad. e ed.) Elegias de Sexto Propércio. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
FULKERSON, L. Omnia uincit amor: why the Remedia fail. The Classical Quaterly, New Series, Vol. 54, n. 1, 2004, p. 211-223.
GAMEL, M. K. Performing sex, gender, and power in Roman elegy. In: GOLD, B. (ed.) A Companion to Roman love elegy. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2012, p. 339-356.
GARDNER, H. H. Ventriloquizing Rape in Menanders Epitrepontes. Helios, Vol. 39, n. 2, 2012, p. 121-143.
GIBSON, R. K. (Ed.) Ars Amatoria: Book 3. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
GLAZEBROOK, A. Sexual rhetoric: from Athens to Rome. In: HUBBARD, T. (ed.) A Companion to Greek and Roman sexualities. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2014, p. 438-452.
GREEN, C. M. C. Terms of Venery: Ars Amatoria I. Transactions of the American Philological Association, Vol. 126. John Hopkins University Press, 1996, p. 221-263.
GREENIDGE, A. J. H. [1894]. Infamia: its place in Roman public and private law. Darmstadt: Oxford University Press, 1977.
HOLLIS, A. S. (Ed.). Ars Amatoria: Book 1. Oxford: Clarendon Press, 1977.
JAMES, S. L. Learned girls and male persuasion: gender and reading in Roman love elegy. Berkeley; Los Angeles: University of California Press, 2003.
JAMES, S. L. Teaching rape in Roman love elegy – Part 2. In: GOLD, B. (ed.) A Companion to Roman love elegy. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2012, p. 549-557.
JANKA, M. Ovid Ars Amatoria Buch 2 – Kommentar. Heidelberg: Heidelberg Universitätsverlag, 1997.
KENNEY, E. J. (Ed.) Amores; Medicamina Faciei Femineae; Ars Amatoria; Remedia Amoris. Oxford; New York: Oxford University Press, 1995.
LEFÈVRE, E. Saturnalien und Palliata. Poetica, 20, 1988, p. 32-46.
LIVELEY, G. Teaching rape in Roman elegy – Part 1. In: GOLD, B. (ed.) A Companion to Roman love elegy. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2012, p. 541-548.
LOWRIE, M. Writing, Performance, and Authority in Augustan Rome. Oxford: Oxford Scholarship Online, 2009.
MANUWALD, G. Roman Republican theater: a history. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
MARROU, H. I. (1956). História da educação na antiguidade. Trad. Mario Leônidas Casanova. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1990.
MARSHALL, C. W. The stagecraft and performance of Roman comedy. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
MARTURANO, M. K. Vim parat: patterns of sexualized violence, victim-blaming, and sororophobia in Ovid. Doctoral dissertation (Philosophy), Graduate Faculty in Classics: The City University of New York, 2017.
MATEDI, João Paulo. Elegias de Tibulo: tradução e comentário. Tese de doutoramento, Programa de Pós-Graduação em Letras: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.
McGINN, T. A. J. Concubinage and the Lex Iulia on Adultery. Transactions of the American Philological Assciation. Vol. 121, 1991, p. 335-375.
McGINN, T. A. J. Prostitution, sexuality, and the law in Ancient Rome. New York: Oxford University Press, 1998.
McLAUGHLIN, J. D. The relevance of the mythological episodes to Ovid’s Ars Amatoria. Doctoral dissertation (Philosophy), Classical Studies: University of Michigan, 1975.
MORI, A. Literature in the Hellenistic World. In: HOSE, M.; SCHENKER, D. (Ed.) A Companion to Greek Literature. Blackwell Companions to the Ancient World. Chichester: John Wiley & Sons, 2016, p. 89-111.
MYEROWITZ, M. The Domestication of Desire: Ovid’s Parua Tabella and the Theater of Love. In: RICHLIN, Amy (ed.). Pornography and Representation in Greece and Rome. New York/Oxford: Oxford University Press, 1992, p. 131-157.
NAGY, G. Poetry as performance: Homer and beyond. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
NEVES, Reinaldo Santos. Muito soneto por nada. Vitória: Editora Cultural, 1998.
NGUYEN, N. L. Roman rape: an overview of Roman rape laws from the Republican period to Justinian’s reign. Michigan Journal of Gender and Law. Vol. 13, n. 1, 2006, p. 75-112.
OLIVA NETO, J. A. O livro de Catulo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
OVÍDIO. Amores & Arte de amar. ANDRÉ, C. A. (Trad.); GREEN, Peter (Pref. e apêndices). São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
PARKER, H. N. Love’s Body Anatomized: The Ancient Erotic Handbooks and the Rhetoric of Sexuality. In: RICHLIN, A. (ed.). Pornography and Representation in Greece and Rome. New York/Oxford: Oxford University Press, 1992, p. 90-111.
PICHON, R. (1966). Index verborum amatoriorum. Hildesheim; Zürich; New York: Georg Olms Verlag, 1991.
REYNOLDS, L. D.; WILSON, N. G. Scribes and scholars: a guide to the transmission of Greek and Latin literature. 3rd Edition. Oxford: Clarendon Press, 1991.
ROCHA, C. M. da. De linguado a lingua(ru)da: gênero e discurso das mulieres plautinae. Tese de doutoramento em Linguística – IEL, Unicamp, Campinas: Unicamp, 2015.
ROSIVACH, V. When a young man falls in love: the sexual exploitation of women in New Comedy. London/New York: Routledge, 1998.
ROSS, D. Backgrounds to Augustan poetry: Gallus, elegy, and Rome. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1975.
SALLES, C. Lire à Rome. Paris: Les Belles Lettres, 1994.
SHARROCK, A. Seduction and repetition in Ovid’s Ars Amatoria 2. Oxford: Clarendon Press, 1994.
SHARROCK, A. Ovid and the discourses of love: the amatory works. In: HARDIE, P. (ed.). The Cambridge companion to Ovid. Cambridge: Harvard University Press, 2002, p. 150-162.
TREVIZAM, M. A elegia erótica romana e a tradição didascálica como matrizes compositivas da Ars Amatoria de Ovídio. Dissertação de Mestrado em Linguística, Campinas: Unicamp, 2003.
VASCONCELOS, B. A. Quatro princípios da educação oratória segundo Quintiliano. Phaos, vol. 2, 2002, p. 205-225.
VOLK, K. The poetics of Latin didactic: Lucretius, Vergil, Ovid, Manilius. Oxford: Oxford University Press, 2002.
WHEELER, A. L. Propertius as Praeceptor Amoris. Classical Philology, Vol. 5, n. 1, 1910a, p. 28-40.
WHEELER, A. L. Erotic teaching in Roman Elegy and Greek Sources – part I Classical Philology, Vol. 5, n. 4, 1910b, p. 440-450.
WHEELER, A. L. Erotic teaching in Roman Elegy and the Greek Source – part II. Classical Philology, Vol. 6, n. 1, 1911, p. 56-77.
WILLIAMS, C. (1999). Roman Homosexuality. New York/Oxford: Oxford University Press, 2009.
WYKE, M. Taking the woman’s part: engendering Roman love elegy. Ramus, n. 23, 1994, p. 110-128.
ZUCKERBERG, D. Not all dead white men: classics and misoginy in the digital age. Cambridge: Harvard University Press, 2018.
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 PhaoS: Revista de Estudos Clássicos

Downloads

Não há dados estatísticos.