Banner Portal
O aluno agregado – ou a presença de alguém que é, sem ser, na Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, Caldas, MG
PDF

Palavras-chave

Educação escolar indígena
Aluno agregado
Hospitalidade

Como Citar

SILVA, Beatriz Sales da; MANTOAN, Maria Teresa Egler. O aluno agregado – ou a presença de alguém que é, sem ser, na Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, Caldas, MG. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 121–140, 2019. DOI: 10.20396/maloca.v1i1.13200. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13200. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de trazer à luz uma prática pedagógica da Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri, do município de Caldas, MG. No intuito de entender a presença do aluno dito agregado nas turmas, vamos conhecer o que os diferentes atores da cena escolar pensam sobre o mesmo. Penetrar nos sentidos de cada uma das narrações (mônadas) em que o tema do estudo se desenrola é uma forma de reconhecer e de avaliar o que representa esse aluno para o processo educacional em uma perspectiva de escola hospitaleira.

https://doi.org/10.20396/maloca.v1i1.13200
PDF

Referências

BITTENCOURT, Agueda Bernadete. Um homem que lia. In Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

(Obras escolhidas; vol. 1).

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BONDER, Nilton. Tirando os sapatos. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade. Jacques Derrida [Entrevistado]. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

GALZERANI, Maria Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento em Walter Benjamin. In: FARIA A. L.G.; DEMARTINI, Z. B.F.; PRADO, P. D. Por uma cultura de infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2005.

PRADO, P.D (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002. ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Vozes, 19.

LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Os Princípios da Filosofia Ditos a Monadologia. In: Coleção Os Pensadores. 1ª edição. Vol. XIX. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

LIMA, Rosangela. Beijo De Bicho. São Paulo: Cortez Editora, 2011. PIGNITARI, Décio. Poema Concreto Terra. Disponível em: https://ditirambospoesia.wordpress.com/2012/08/20/decio-pignatari-terra-2/. Acesso em: 20 de maio de 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Beatriz Sales da Silva, Maria Teresa Egler Mantoan

Downloads

Não há dados estatísticos.