Sobre a Revista

Foco e Escopo

Maloca: Revista de Estudos Indígenas, do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena, é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UNICAMP e intenciona divulgar os resultados de pesquisas sobre temas caros às questões ameríndias. Em especial, pretende desenvolver um foro de diálogo transdisciplinar que promova o intercâmbio de ideias e permita o aprofundamento de conteúdos, teorias e metodologias no campo dos estudos indígenas. Particularmente, busca-se atrair e publicar pesquisas de pós-graduação, permitindo circular a diversidade de enfoques que se multiplicam nos programas de formação em torno de temas indígenas, tanto no Brasil como nos demais países americanos.

Políticas de Seção

Publica-se na revista:

  • Dossiê
  • Artigos
  • Ensaios audiovisuais
  • Traduções
  • Resenhas
  • Entrevistas


Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação das contribuições é realizada em fluxo contínuo na medida e ordem em que são submetidas. A publicação Maloca: Revista de Estudos Indígenas adota a avaliação pelo sistema de duplo-cego e, portanto, qualquer informação que possa identificar os autores deverá ser evitada.

O processo de avaliação é composto por três fases:

  1. Pré-Seleção: realizada pelos Editores, avaliará se as contribuições cumprem as normas de submissão da Maloca: Revista de Estudos Indígenas.
  2.  Avaliação de Mérito: realizada por pelo menos dois pareceristas, que não poderão pertencer à mesma instituição dos autores.
  3. Edição e Publicação: realizada pelos editores, que farão a organização e edição final para publicação on-line.

Para ser considerada aprovada, os dois pareceristas deverão indicar a contribuição para publicação. Caso haja discordância entre os pareceristas, a contribuição será enviada para um terceiro parecerista.

Havendo aprovação com modificações, os autores receberão prazo para efetuar as alterações sugeridas e re-submissão das contribuições. Neste caso, as contribuições serão novamente enviadas para os pareceristas, que avaliarão se as modificações foram efetuadas pelos autores.


Periodicidade

A publicação Maloca: Revista de Estudos Indígenas iniciou com a periodicidade semestral, mas a partir de 2020 adota a modalidade de publicação contínua.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Agradecemos imensamente a ilustradora Natália Calamari que tem contribuído com suas artes gráficas para compor os materiais de divulgação e as capas da revista.


Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos (CRB-8ª/5447)