Banner Portal
O aluno agregado – ou a presença de alguém que é, sem ser, na Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, Caldas, MG
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educación escolar indígena
Estudiante hogar
Hospitalidad

Cómo citar

SILVA, Beatriz Sales da; MANTOAN, Maria Teresa Egler. O aluno agregado – ou a presença de alguém que é, sem ser, na Escola Indígena Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, Caldas, MG. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 121–140, 2019. DOI: 10.20396/maloca.v1i1.13200. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13200. Acesso em: 18 may. 2024.

Resumen

O presente artigo tem o propósito de trazer à luz uma prática pedagógica da Escola Estadual Indígena Xucuru Kariri, do município de Caldas, MG. No intuito de entender a presença do aluno dito agregado nas turmas, vamos conhecer o que os diferentes atores da cena escolar pensam sobre o mesmo. Penetrar nos sentidos de cada uma das narrações (mônadas) em que o tema do estudo se desenrola é uma forma de reconhecer e de avaliar o que representa esse aluno para o processo educacional em uma perspectiva de escola hospitaleira.

https://doi.org/10.20396/maloca.v1i1.13200
PDF (Português (Brasil))

Citas

BITTENCOURT, Agueda Bernadete. Um homem que lia. In Imagens e palavras: homenagem a Milton José de Almeida. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

(Obras escolhidas; vol. 1).

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BONDER, Nilton. Tirando os sapatos. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade. Jacques Derrida [Entrevistado]. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

GALZERANI, Maria Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento em Walter Benjamin. In: FARIA A. L.G.; DEMARTINI, Z. B.F.; PRADO, P. D. Por uma cultura de infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2005.

PRADO, P.D (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002. ILLICH, Ivan. Sociedade sem Escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Vozes, 19.

LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Os Princípios da Filosofia Ditos a Monadologia. In: Coleção Os Pensadores. 1ª edição. Vol. XIX. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

LIMA, Rosangela. Beijo De Bicho. São Paulo: Cortez Editora, 2011. PIGNITARI, Décio. Poema Concreto Terra. Disponível em: https://ditirambospoesia.wordpress.com/2012/08/20/decio-pignatari-terra-2/. Acesso em: 20 de maio de 2018.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2018 Beatriz Sales da Silva, Maria Teresa Egler Mantoan

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.