Cultura maker na educação utilizando programação em blocos
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Palavras-chave

Cultura maker
App inventor
Programação
Deficientes
Educação

Como Citar

ARANTES, Giordano; MIRANDA, Jessica; BARBOSA, Miriam Lúcia; FRANCO, Rômulo. Cultura maker na educação utilizando programação em blocos. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 4, p. 1–22, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15183. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Conhecida como a Cultura do Fazer ou cultura do faça você mesmo, a cultura maker ganha adeptos no mundo todo. Essa nova cultura é uma das formas de remodelação do ensino em sala, ela é caracterizada pela forte identificação que o indivíduo cria durante o envolvimento e participação na criação de conteúdos e produtos. Em se tratando de identificação com o que se cria, o indivíduo estabelece um importante elo afetivo o que torna o aprendizado mais efetivo. Como parte do aprendizado, algum dos princípios defendidos pela cultura maker são a colaboração, a criatividade e a sustentabilidade quando recursos materiais e de fácil uso, acesso e apropriação podem ser utilizados na elaboração de produtos ou conteúdos. Com isso, esse artigo disserta sobre a Cultura Maker e suas diferentes formas de implantação na Educação, contribuindo especificamente com atividades, conceitos e metodologias e principalmente a Programação Visual em Blocos. Esta por sua vez, considerada como aliada na formação de crianças para um perfil apropriado em um futuro muito mais dependente de tecnologia. Ainda, para reforçar as oportunidades como ferramenta com alto potencial a ser aplicada no ensino-aprendizagem, apresentamos um mini-curso, inclusive com material disponível para download sobre o Google MIT App Inventor, bem como, um tutorial para desenvolvimento de aplicativos utilizando o conceito de Programação Visual em Blocos para Deficientes Visuais.

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