Comunicação e educação
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educación
Medios digitales
Fanzine
Base curricular nacional común

Cómo citar

TEIXEIRA, Ademilson Carlos; VETORAZO, Helena. Comunicação e educação: uma experiência em sala de aula. Revista Inova Educa, Campinas, SP, n. 4, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15179. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumen

Na quinta competência geral da Base Nacional Comum Curricular encontra-se a ênfase na utilização e na produção de tecnologias digitais com criticidade e ética inclusive nas práticas escolares, com objetivo de acessar e divulgar informações e também produzir conhecimentos. A utilização das mídias digitais como ferramentas que geram conhecimentos à educação implicam no uso de diversas linguagens, na aprendizagem de novos conceitos e no desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas e curriculares. Diante da presença das tecnologias nas escolas e das práticas pedagógicas realizadas, propomos para os alunos do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Unicamp a confecção de fanzines, a partir de um template. Justificamos o desenvolvimento deste estudo com base na importância do papel do professor diante da utilização das tecnologias na educação. Acreditando que ele seja parte importante no processo de integração das tecnologias e mídias digitais à sala de aula.

PDF (Português (Brasil))

Citas

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.

ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e função docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Profissão Professor. 2 ed. Lisboa: Porto Editora,1999.

GADOTTI, Moacir. A boniteza de um sonho: aprender e ensinar com sentido. Abceducatio, Ano III, n. 17, p. 30-33, 2002.

JESUS, S. N. Motivação e formação de professores. Coimbra: Quarteto Editora, 2000.

Lévy, P. (1999) Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

MORAN, J.M. (2000). Ensino e aprendizagem inovadoras com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Em J. M. Moran., M. T. Masetto & M. A. Behrens (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. (pp. 11-66) São Paulo: Papirus.

MARASCHIN, C.. Conhecimento, Escola e Contemporaneidade. EDUCACAO, SUBJETIVIDADE PODER, v. 4, n.4, p. 47-55, 1997.

TIC EDUCAÇÃO 2016 - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil. CETIC 2016- Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em http://cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores. Acesso: 23/06/2018.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2018 Ademilson Carlos Teixerira, Helena Vetorazo

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.