Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Enseñanza de matemáticas
Metodología
Razón instrumental
Complejidad

Cómo citar

MAGOSSI, José Carlos; OLIVEIRA, Adelino Francisco de. Perspectivas metodológicas para o ensino de matemática : para além da racionalidade instrumental. Revista Inova Educa, Campinas, SP, n. 4, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15174. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumen

O ensino da matemática, bem como das demais ciências, de maneira geral, sofre com as perspectivas de fragmentação e reducionismo próprias de uma racionalidade meramente instrumental, que se encontra na base das posturas pragmáticas e utilitaristas em educação. O presente artigo vislumbra refletir, à luz do pensamento complexo, sobre um método que suplanta o estreito horizonte da racionalidade instrumental para o ensino de matemática e das ciências. O método CHAIn – sigla que representa a interação dinâmica entre as dimensões da comunicação, da história, da abstração e da interdisciplinaridade – compõe-se como um instrumento pedagógico a serviço da complexidade que define o processo de ensino e aprendizagem.

PDF (Português (Brasil))

Citas

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3ª ed. Editora Moderna, 2006.

BERKELEY, G. The analyst: or a discourse addressed to an infidel mathematician. Wherein it is examined whether the object, principles, and inferences of modern analysis are more distinctly conceived, or more evidently deduced, then religious mysteries and points of faith. London: printed for J. Tonson, 1734.

CORRY, Leo. Modern Algebra and the Rise of Mathematical Structures, Berlin, Second Revised Edition, BirkHäuser Verlag, 2004.

DEWEY, John. Democracia e Educação: Capítulos essenciais. São Paulo, Ática, 2007.

DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo, Melhoramentos, 1978.

ECO, Umberto. A Estrutura Ausente. Editora Perspectiva, São Paulo, 2007.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: Um estudo introdutório. 9ª ed. São Paulo, Cortez, 1995.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. 7ª ed, São Paulo, Centauro Editora, 2013. KLEIN, F. Elementary Mathematics form an Advanced Standpoint. Arithmetic, Algebra and Analysis. Dover Publications, New York, 2004a.

HORKHEIMER, Max. Elementary Mathematics form an Advanced Standpoint. Geometry. Dover Publications, New York, 2004b.

KRÖMER, Ralf. Tool and Object - A History and Philosophy of Category Theory. Berlin, BirkHäuser Verlag, 2007.

LANG, S. A First Course in Calculus-Fifth Edition. Springer-Verlag, New York, 1986.

MAGOSSI, J.C., Poletti, E.C.C.. O Movimento das Estruturas Matemáticas. International Journal on the History of Mathematics, vol. 12, n.25, pp.1-13, 2012.

MAGOSSI, J. C.. Uma Metodologia Fundamentada na Comunicação, História, Abstração e Interação com outras áreas da Ciência. E-BOOK. Inovações em Atividades Curriculares. Experiências no Ensino Superior com foco na Interdisciplinaridade. FE/UNICAMP, outubro, pp.822-842. ISBN 978-85-7713-160-0. 2014.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: Da Antiguidade aos nossos dias. 5ª edição. São Paulo, Cortez Editora, 1996.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial: O homem unidimensional. 5ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.

MORIN, Edgar. A inteligência da complexidade. São Paulo, Editora Fundação Petrópolis, 2002.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 6ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002b.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3ª ed. Lisboa, Instituto Piaget, 2001.

OLIVEIRA, Adelino Francisco de. A via da Educação e as Perspectivas de Humanização no Contexto da Pós-Modernidade. In GOMES, Cândido Alberto; NASCIMENTO, Grasiele Augusta Ferreira; KOEHLER, Sônia Maria Ferreira (Orgs.). Culturas de Violência, Culturas de Paz: Da reflexão à ação de educadores, operadores do Direito e defensores dos direitos humanos. Curitiba, CRV, 2012, pp. 135-149.

GOMES, Cândido Alberto; NASCIMENTO, Grasiele Augusta Ferreira; KOEHLER, Sônia Maria Ferreira (Orgs.). Juventude e Novos Contextos Culturais. In PESSINI, Leo; ZACHARIAS, Ronaldo (Orgs.). Ética Teológica e Juventudes. Aparecida, SP, Editora Santuário, 2013, pp. 271-290.

PIAGET, J. . Le structuralisme. Coll. Que sais-je? n. 1311. Presses universitaires de France, Paris, 1979.

SHANNON, C. A mathematical theory of communication. Bell System Technical Journal, v. 27, p. 379- 423, 623-656, 1948.

TOEPLITZ, O. The Calculus – A Genetic Approach. Chicago University Press, Chicago, 2007.

WEIL, A. History of Mathematics: Why and How? Proceedings of the International Congress of Mathematicians, Helsinki. Vol. 1, 227-236, 1978.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2018 José Carlos Magossi, Adelino Francisco de Oliveira

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.