Projeto ambiental
PDF

Palavras-chave

Educação
Projeto ambiental

Como Citar

DIEZ, Julia; SCHUÇZE, Matheus Fred; ASSIS, Rebeca de Souza; CANAVESE, Renato Consorti; PEIXOTO, Samara Soares. Projeto ambiental: diálogos entre escola, tecnologia e meio ambiente. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 6, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15328. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O que pretendemos com esse planejamento de conteúdos é a elaboração e justificativa de planos de aulas para o ensino fundamental sobre o tema de reciclagem e meio ambiente. Através da metodologia de Freinet e uso de tecnologias de digitais de comunicação e registro, pretendemos trabalhar com os alunos o tema educacional da reciclagem, meio ambiente e ação social comunitária. Nessas aulas os alunos serão convidados e estimulados pelos professores a se questionarem e registrarem com fotografias seus bairros e escolas quanto ao destino, quantidade e separação do lixo. Utilizando jogos lúdicos para a internalização do conceito de separação do lixo, o estímulo e compartilhamento de registro fotográficos do ambiente e a estruturação de uma plataforma digital para os alunos compartilharem entre si e para a comunidade suas observações. É uma aposta de integrar uma metodologia inovadora, socialmente engajada e tecnologicamente atual para a educação infantil.

PDF

Referências

Barros, F. C. O. M. de, da Silva, G. F., & Raizer, C. M. (2017). AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE FREINET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS TÉCNICAS AO REGISTRO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14 (2), 51-59. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1336.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.

BRASIL. Programa de coleta seletiva. Prefeitura de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/servico-ao-cidadao/dlu/programa.php. Acesso em: 02 de julho de 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Julia Diez, Matheus Fred Schuçze, Rebeca de Souza Assis, Renato Consorti Canavese, Samara Soares Peixoto

Downloads

Não há dados estatísticos.