Resumo
O que pretendemos com esse planejamento de conteúdos é a elaboração e justificativa de planos de aulas para o ensino fundamental sobre o tema de reciclagem e meio ambiente. Através da metodologia de Freinet e uso de tecnologias de digitais de comunicação e registro, pretendemos trabalhar com os alunos o tema educacional da reciclagem, meio ambiente e ação social comunitária. Nessas aulas os alunos serão convidados e estimulados pelos professores a se questionarem e registrarem com fotografias seus bairros e escolas quanto ao destino, quantidade e separação do lixo. Utilizando jogos lúdicos para a internalização do conceito de separação do lixo, o estímulo e compartilhamento de registro fotográficos do ambiente e a estruturação de uma plataforma digital para os alunos compartilharem entre si e para a comunidade suas observações. É uma aposta de integrar uma metodologia inovadora, socialmente engajada e tecnologicamente atual para a educação infantil.
Referências
Barros, F. C. O. M. de, da Silva, G. F., & Raizer, C. M. (2017). AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE FREINET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS TÉCNICAS AO REGISTRO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14 (2), 51-59. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1336.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.
BRASIL. Programa de coleta seletiva. Prefeitura de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/servico-ao-cidadao/dlu/programa.php. Acesso em: 02 de julho de 2020.
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