O uso do vídeo como método de ensino e recurso didático
PDF

Palavras-chave

Educação
Vídeo
Recurso didático

Como Citar

PARADELLA, Anna Mirella; SANTOS, Bruna Lima; PINTO, Débora Silva; PINESE, Júlia Socci. O uso do vídeo como método de ensino e recurso didático. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 6, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15324. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho visa apresentar a importância do uso do vídeo como método de ensino e recurso didático. Assim, iremos destacar através da criação de projetos como o vídeo pode ser um instrumento de trabalho em sala de aula que cria, informa, induz a reflexão e proporciona vivências culturais aos alunos. Destacamos, também como o vídeo é uma mídia digital poderosa e pode ser utilizada pelo professor como recurso didático no auxílio do processo de ensino e aprendizagem.

PDF

Referências

AQUINO, Vanessa; MONTEIRO, Natália. Brasil confirma primeiro caso da doença: Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, com histórico de viagem para Itália. In: . [S. l.], 26 fev. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agenciasaude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 20 maio 2020.

ATIVOS de Aprendizado Digital que se Encaixam na Pirâmide de Aprendizagem. [S. l.] . Disponível em: https://www.desenhoinstrucional.com/post/ativos-de-aprendizado-digital-quese-encaixam-na-pir%C3%A2mide-de-aprendizagem. Acesso em: 1 jun. 2020.

BARRETO, Clara. Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre a nova pandemia. In: . [S. l.], 18 maio 2020. Disponível em: https://pebmed.com.br/coronavirus-tudo-o-que-voceprecisa-saber-sobre-a-nova-pandemia/. Acesso em: 20 de maio de 2020.

COSTA, Camilla. Coronavírus: como diferenciar sintomas da covid-19 de uma gripe, um resfriado ou uma rinite?: Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil se intensificando às vésperas do outono, aumentaram as dúvidas sobre os sintomas da doença covid-19, que, na maioria dos casos, são semelhantes aos de uma gripe comum.. In: . [S. l.], 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51946693. Acesso em: 20 maio 2020.

COUTO, H. H. O. M. Vídeos @ Juventudes. BR – Um estudo sobre vídeos compartilhados por jovens na internet. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

FREELANCER NÔMADE. Como Aprender Mais Rápido: 12 Dicas Comprovados para Você Aprender Mais e Melhor. [S. l.], 19 maio 2020. Disponível em: https://freelancernomade.com/como-aprender-mais-rapido/. Acesso em: 18 maio 2020. MARCELO TAS. Cultura Maker: Que Bicho É Esse? #Descomplicado #28. Youtube, 25 de out. de 2018. Disponível em: Acesso em: 18/05/2020.

MENDES, M. A. A. Produção e utilização de animações e vídeos no ensino de Biologia Celular para a 1° série do ensino médio. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16° edição, Editora Papirus, p. 11-16. 2009 MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.

MOTA, João Batista, 1957- 201-- Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD [ recurso eletrônico ] /- Viçosa, MG : Ed. UFV, 201-. 4,3 MB : il. color. ; ePUB. - (Conhecimento ; ISSN 2179-1732; n. 30).

OLIVEIRA, N. Junior, W.O uso do vídeo como ferramenta de ensino aplicada em biologia celular..ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.8, N.14; p. - 2012 OPAS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). In: . [S. l.], 20 maio 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&I temid=875. Acesso em: 20 maio 2020. SOUZA, RP., MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [on-line]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

THOMAZ, Maurício. Bolsonaro compara Brasil, Argentina e Suécia na luta contra coronavírus: Sem perceber, presidente admitiu que caminhar ao socialismo pode ser a melhor alternativa para se ter um menor número de mortos. In: [S. l.], 14 maio 2020. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/bolsonaro-compara-brasil-argentina-e-suecia-na-lutacontra-coronavirus/. Acesso em: 20 maio 2020.

TOMAZ, Kleber; BORGES, Beatriz. Estado de São Paulo completa um mês de quarentena contra coronavírus com taxa de isolamento abaixo da ideal: Medida adotada proíbe abertura do comércio geral e mantém serviços essenciais. Índices variaram entre 47% e 59%, mas ideal seria 70%. Quarentena será flexibilizada em 11 de maio. In: . São Paulo, 24 abr. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/24/estado-de-sao-paulocompleta-um-mes-de-quarentena-contra-coronavirus-com-taxa-de-isolamento-abaixo-daideal.ghtml. Acesso em: 20 maio 2020.

VITAL, J. T. Gestão de custos de um projeto de educação a distância: um estudo de caso. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Anna Mirella Paradella, Bruna Lima Santos, Débora Silva Pinto, Júlia Socci Pinese

Downloads

Não há dados estatísticos.