Aproximação da tecnologia no ambiente escolar
PDF

Palavras-chave

Educação
Tecnologia
Ensino híbrido

Como Citar

MAACK, Ana Claudia; ANANIAS, Carolina; CRUZ, Leticia Calvacante da; CAMPREGHER, Nathalia. Aproximação da tecnologia no ambiente escolar: tecnologia e ensino híbrido - primeiras impressões. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 6, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15252. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A tecnologia se tornou algo essencial na vida dos seres humanos pertencentes ao século XXI, ela tomou seu poder atual com enorme rapidez e foi conquistando espaços inimagináveis ao longo das décadas. Segundo Kenski (2012, p. 22) “[...] a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas outras coisas além das máquinas. O conceito tecnologia engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”.

PDF

Referências

ARAÚJO, Sérgio. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade, [s. l.], 2017.

BACICH, Lilian, MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Pátio. São Paulo, v. n. 25, p. 45-47, junho, 2015. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista patio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx. Acesso em: 04 abr. 2019.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2015.

BOURDIEU, P. e PASSERON, J-C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRUZZI, Demerval. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual, [s. l.], v. 27, 2016.

CHRISTENSEN, Clayton; HORN, Michael e STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, 2013.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Informática Educativa. UNIANDES – LIDIE, vol. 12, No.1, 1999. Evolução das tecnologias na educação. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tcLLTsP3wlo. Acesso em: 14 maio 2020.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, Caxias do Sul, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2013.

‘Fake News’ se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras, diz MIT. Estadão.

FREINET, Celéstin. Pedagogia do bom-senso. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.

MATTOS, Litza. Redes sociais prejudicam relações com amigos e família. Portal o tempo. 5 de fevereiro de 2017.

MARTINS, Helena. Censo aponta que escolas públicas ainda tem deficiências de estrutura. Agência Brasil. Brasília. 31 de janeiro de 2018.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento.

MORAN, José Manuel. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian, NETO, Adolfo Tanzi Neto e TREVISAN, Fernando de Mello. Organizadores. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre. Penso, 2015.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto e BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2009, vol.15, n.3, pp.681-694.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002/2014.

TOKAMIA, Mariana. Uma cada 4 brasileiros não possuem acesso á internet, segundo pesquisa. Agência Brasil. Rio de Janeiro. 29 de abril de 2020.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, Patrícia Lupion. Complexidade: Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. Paraná: Senarpr, 2014. p. 61-94.18

VIEIRA, Bárbara. Ensino a distância faz desigualdade ficar ‘escandalosa’ diz avó de aluno que não consegue estudar por falta de equipamentos em SP. G1 São Paulo. São Paulo 21 de maio de 2020.

WRUBEL, Giovanna. et al. As possibilidades do Ensino Híbrido na construção de interações mais democráticas e significativas em sala de aula. Revista Letra Magna, n.20, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Ana Claudia Maack

Downloads

Não há dados estatísticos.