Produção de materiais didáticos mediatizado pelo vídeo digital durante a pandemia

Autores

  • Bruno Santos Nascimento
  • Cristiane Oliveira Nascimento Viera
  • Viviane Cristina Marques

Palavras-chave:

Educação, Materiais didáticos

Resumo

A cultura digital está presente na vida de muitas crianças e jovens, os quais utilizam ferramentas tecnológicas, redes sociais, mídias digitais e plataformas na internet para se comunicarem, produzirem conteúdos e conhecimentos. A velocidade que novas tecnologias e meios de interação na internet avançam, fazem com que novos modos de se comunicar sejam a realidade atual e muitas vezes modificando o cotidiano dos estudantes. Já se sabe também que esses “nativos digitais” tem uma facilidade de manusear e interagir com as tecnologias, sendo a produção de vídeos uma das formas com que demonstram grande capacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, S. F. Aplicação pedagógica do WebLab e sua disponibilização na Rede Relivi: uma prática inovadora em sala de aula. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 32., 2009, Curitiba. Anais. São Paulo: Intercom, 2009.

BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. A estratégia de ensino aprendizagem. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 13 de maio de 2020.

CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, Recomendação n.º 6/2011 sobre Educação para a Literacia Mediática, in Diário da República, 2.ª série — N.º 250 — 30 de Dezembro de 2011.

FERREIRA, M. C. A. SILVA, B. D. da. Docência online: Uma Tessitura Pedagógica/Comunicacional.In:Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN- 978-972-8746-71-1 JENKINS, H. Cultura Convergente. Milano: Apogeo, 2007.

LOPES, P. Avaliação de competências de literacia mediática: instrumentos de recolha de informação e opções teórico metodológicas. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. Disponível em: http://dre.pt/pdf2s/2011/12/250000000/5094250947.pdf. Acesso em: 09/04/2020.

LOPES, P. Literacia mediática – conceito e orientações: a abordagem europeia. Literacia(s) e literacia mediática. CIES-IUL, 2011. Disponível em http://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/195/1/literacia(s)%20e%20literacia%20mediatica.pdf , acessado em 09/04/2020. PENTEADO, H. D. Pedagogia da Comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.

PETRELLA, S. Repensar Competências e habilidades para as novas gerações. Propostas para uma nova literacia mediática. Revista Comunicando, v. 1, n. 1, Dezembro, 2012. Disponível em: http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20130108-petrella.pdf. Acesso em: 08/04/2020.

PINTO, M. O papel dos media na promoção da democracia e dos indivíduos na sociedade da informação, 2000. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/999/1/manuelpinto_egovernance%20SOP COM_2003.pdf. Acesso em: 03/04/2020.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

NASCIMENTO, B. S.; VIERA, C. O. N. .; MARQUES, V. C. . Produção de materiais didáticos mediatizado pelo vídeo digital durante a pandemia. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 6, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15250. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)