A aplicação de software ou recursos digitais em atividade em sala de aula
Palavras-chave:
Educação, Software, Recusros digitaisResumo
Iniciamos o ano de 2020 com um cenário mundial semelhante aos roteiros de filmes de epidemias hollywoodiano, onde o isolamento social, o distanciamento social dentre outras ações de higiene pessoal e coletiva passou a ser o único remédio para evitar a contaminação do novo vírus, o COVID-19, onde ainda não há um tratamento médico eficaz para combatê-lo, não existe vacina e não há grandes expectativas de quando este período pandêmico venha a acabar ou melhorar para que toda as áreas da sociedade voltem ao seu normal, mesmo sabendo que haverá um “novo normal” provocado por esse inédito cenário. E é dentro deste cenário que o campo da educação, com seus inúmeros personagens que interagem de forma síncrona e assíncrona nos diversos ambientes e processos de gestão educacional, de ensino e de aprendizagem, atingindo todas as etapas da educação, desde a educação infantil até a educação superior incluindo as suas especificidades e características.
Downloads
Referências
CARLINI, A. L.; TARCIA, R. M. L. “Contribuições didáticas para o uso das tecnologias de educação a distância no ensino presencial”. In: CARLINI, A. L.; TARCIA, R. M. L. 20% a distância e agora? : Orientações práticas para o uso da tecnologia de educação a distância no ensino presencial”. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
DIVERSA, E. Covid-19: Recursos para aulas e formação a distância para educadores. Instituto Rodrigo Mendes & Ministério da Educação e Cultura, 2020. Acessado em: 13 de jun 2020. Disponível em: https://diversa.org.br/aulas-formacao-educadores/.
KENSKI, V. M. “Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais a distância”. In:MILL, D. R. S.; PIMENTEL, N. M. (Orgs.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
RIBEIRO, B. 5 Dicas para promover atividades interdisciplinares. PAR Plataforma Educacional, 30 de set. de 2019. Disponível em: https://www.somospar.com.br/dicas-parapromover-atividades-interdisciplinares/ . Acesso em: 25 de mai. 2020.
SAN MARTIN, Maristel Coelho; SAN MARTIN, Meister Coelho. Impactos iniciais da covid-19 no estado do Rio Grande do Sul. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 4, p. 60- 71, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adriano Longhi Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato. - Adapte - remixe, transforme e construa sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
- O licenciador não pode revogar essas liberdades enquanto seguir os termos da licença.
- Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso. - Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
- Avisos:
Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou quando seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não são dadas garantias. A licença não pode lhe dar todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a forma como você usa o material.