Resumo
Iniciamos o ano de 2020 com um cenário mundial semelhante aos roteiros de filmes de epidemias hollywoodiano, onde o isolamento social, o distanciamento social dentre outras ações de higiene pessoal e coletiva passou a ser o único remédio para evitar a contaminação do novo vírus, o COVID-19, onde ainda não há um tratamento médico eficaz para combatê-lo, não existe vacina e não há grandes expectativas de quando este período pandêmico venha a acabar ou melhorar para que toda as áreas da sociedade voltem ao seu normal, mesmo sabendo que haverá um “novo normal” provocado por esse inédito cenário. E é dentro deste cenário que o campo da educação, com seus inúmeros personagens que interagem de forma síncrona e assíncrona nos diversos ambientes e processos de gestão educacional, de ensino e de aprendizagem, atingindo todas as etapas da educação, desde a educação infantil até a educação superior incluindo as suas especificidades e características.
Referências
CARLINI, A. L.; TARCIA, R. M. L. “Contribuições didáticas para o uso das tecnologias de educação a distância no ensino presencial”. In: CARLINI, A. L.; TARCIA, R. M. L. 20% a distância e agora? : Orientações práticas para o uso da tecnologia de educação a distância no ensino presencial”. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
DIVERSA, E. Covid-19: Recursos para aulas e formação a distância para educadores. Instituto Rodrigo Mendes & Ministério da Educação e Cultura, 2020. Acessado em: 13 de jun 2020. Disponível em: https://diversa.org.br/aulas-formacao-educadores/.
KENSKI, V. M. “Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais a distância”. In:MILL, D. R. S.; PIMENTEL, N. M. (Orgs.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
RIBEIRO, B. 5 Dicas para promover atividades interdisciplinares. PAR Plataforma Educacional, 30 de set. de 2019. Disponível em: https://www.somospar.com.br/dicas-parapromover-atividades-interdisciplinares/ . Acesso em: 25 de mai. 2020.
SAN MARTIN, Maristel Coelho; SAN MARTIN, Meister Coelho. Impactos iniciais da covid-19 no estado do Rio Grande do Sul. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 4, p. 60- 71, 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Adriano Longhi Coutinho