Banner Portal
Chorão artes
PDF

Palavras-chave

Teatro e comunidade
Extensão universitária
Comunidade Menino Chorão

Como Citar

Possani, M. A., Procópio, M. P., & Heyden, V. R. T. (2023). Chorão artes: relato de experiência de colaboração com a comunidade menino chorão. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 4(00), e023003. https://doi.org/10.20396/ijoce.v4i00.18259

Dados de financiamento

Resumo

Este texto apresenta um relato de projeto de colaboração desenvolvido junto à Comunidade Menino Chorão, região do Campo Belo, Campinas, SP, por equipe composta por professora e alunos do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Foi realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, por meio do Edital PEX 2021/2022. Traz reflexões sobre atividades de caráter artístico-pedagógico desenvolvidas com crianças da comunidade, com regularidade semanal, no período compreendido entre os meses de abril e dezembro de 2022. Na Introdução são contextualizados o projeto e a comunidade, bem como a importância do convívio para uma interação qualitativa em que sejam possíveis trocas e construção conjunta entre Universidade e Comunidade. Na sequência são apresentadas reflexões sobre a experiência resultante das atividades realizadas junto às crianças, compartilhando dificuldades e estratégias desenvolvidas pelos participantes.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v4i00.18259
PDF

Referências

Forproex - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Munduruku, Daniel. Mundurukando - sobre saberes e utopias. Lorena: UK’Á, 2020.

Nogueira, Marcia Pompeo. Teatro e Comunidades - a experiência brasileira. Publicação resultante do EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias 2015. Porto, Junho de 2017.

Pupo, Maria Lúcia. Teatro e Educação Formal. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP

Downloads

Não há dados estatísticos.