Banner Portal
Extensão universitária
PDF

Palavras-chave

Extensão universitária
Sistema computacional
Crimes virtuais

Como Citar

Schons, A. F. ., Henke, M., & Ceolin, S. R. (2022). Extensão universitária: uma abordagem teórica e prática diante de atividades maliciosas em home office, boas práticas e prevenção. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 3(00), e022004. https://doi.org/10.20396/ijoce.v3i00.16021

Resumo

O projeto de extensão, Segurança física e lógica no ambiente organizacional, uma abordagem teórico e prática, criado em 2016, tem como linha de extensão a Tecnologia da Informação, atende a política de extensão da UFSM e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - CTISM/UFSM). Tendo como principal meta o fortalecimento do vínculo da Instituição de Ensino com o ambiente corporativo, levando à comunidade alertas e boas práticas para mitigar atividades maliciosas no uso da Internet. Durante os anos de aplicação, foi visto que a extensão universitária desempenha um papel muito maior do que o de democratizar o conhecimento, como também de aproximar a comunidade em geral da instituição de ensino, adequando a pesquisa ao contexto da população em geral. Tornando-se um meio de interligação do ensino com a pesquisa e a prática em meio a comunidade. O presente artigo aborda os principais resultados do projeto mencionando as diretrizes de extensão universitária através do seu objetivo principal.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v3i00.16021
PDF

Referências

A Revista Internacional de Extensão da Unicamp segue as normas da American Psychological Association (APA) para citações e referências.

Alcoforado, A., Ribeiro, E. & Cunha, J. (2012, janeiro). Condutas do fator humano: Alicerce da Segurança da Informação. Anais do 15° Encontro Regional De Estudantes De Biblioteconomia, Documentação, Ciência E Gestão Da Informação, Cariri, CE.

De Araújo, W., De Azevedo, P. M., Silva, N. B. X.. (2013) Engenharia social nas redes sociais online: um estudo de caso sobre a exposição de informações pessoais e a necessidade de estratégias de segurança da informação. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. vol. 6 (n. 2), p 37-55.

Moreira, E. S. O uso de ataques diretos e pessoais da engenharia social para a obtenção de informações de uma corporação. Revista Inteligência Competitiva (2019), v. 9 (n. 1), p. 55-72.

Nagli, L. S. D. (2020, novembro). Pandemia na Pandemia: A Escalada de Ataques Cibernéticos Pós COVID-19. Anais Congresso Transformação Digital 2020, São Paulo, SP.

Universidade Federal de Santa Maria. 2008. Política de Extensão da UFSM. Santa Maria, RS. Recuperado de http://jararaca.ufsm.br/websites/prex/download/Politica/Politica.pdf

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP

Downloads

Não há dados estatísticos.