Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deverá estar digitado em espaço simples; usar uma fonte de 12-pontos (pitch 12); empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega deve ser seguidas.

Diretrizes para Autores

Instruções Gerais

Manuscritos de artigos, revisões, textos básicos e/ou traduções (ex.: tutoriais, livros e procedimentos experimentais, etc.), em Português, Espanhol ou Inglês, devem ser preparados em MS Word e submetidos ao Editor como um único arquivo eletrônico contendo texto, figuras e tabelas. A submissão deverá ser encaminhada aos cuidados do Editor, Prof. João Carlos de Andrade, pelos e-mail joao.andrade@eccen.com.br  ou andradej@unicamp.br. Uma carta de encaminhamento também deve ser enviada em um arquivo separado. Por favor, rotule estes arquivos apropriadamente (ex.: mencionando as iniciais do nome do autor principal etc.), evitando assim confusões. Materiais suplementares tais como jogos, vídeos programas de computador, animações etc., também são bem vindos.

O texto deve ser dividido nas seções usuais, como Resumo, Introdução, Experimental, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências. Entretanto, distribuições alternativas e divisões das seções principais em subseções também podem ser aceitas, dependendo do contexto geral. As subseções devem ser apresentadas em itálico. O Resumo deve ser auto-consistente, descrevendo o que foi feito e apresentando as conclusões, em até 450 palavras, com um mínimo de 150 palavras. De cinco a dez palavras-chave devem ser indicadas em cada artigo. Os autores devem também apresentar o Resumo e as palavras-chave em inglês e espanhol.

As Tabelas devem estar incluídas no texto do artigo submetido e devem vir acompanhadas dos seus títulos, colocados na parte superior dos seus quadros. Todas devem ser numeradas consecutivamente com numerais Arábicos, na ordem em que aparecem no texto.

Somente fotos, figuras e desenhos (coloridos ou em preto e branco) de alta qualidade (ex.: 300 dpi ou maior) serão aceitos. Fotos digitais coloridas de alta resolução (em formato JPEG ou PNG), com altura ou largura de cerca de 3.000 pixels são fortemente recomendadas. As figuras devem ser preparadas de modo que fiquem legíveis se precisarem ser reduzidas. Fotos, figuras e desenhos devem ser numerados consecutivamente com numerais Arábicos na ordem em que aparecem no texto e colocados na parte inferior, juntamente com seus títulos e descrição. As figuras também devem estar incluídas texto do artigo submetido.

Uma vez aceito o manuscrito (MS) para publicação, tanto as Tabelas como as Figuras poderão ser solicitadas ao autor, em separado.  

As referências devem ser numeradas consecutivamente no texto como numerais Arábicos entre colchetes (ex.:…. não afeta significativamente o comportamento do gás como um todo [9,10].) e apresentadas na lista das Referências na mesma ordem em que aparecem no texto. Para as abreviações apropriadas dos títulos das revistas, consulte o “Chemical Abstracts”. As citações bibliográficas devem ser feitas de acordo com o estilo Vancouver e serão exemplificadas na sequência, em instruções específicas.

Instruções Específicas

  1. Título: O mais curto e claro possível.
  2. Endereços dos autores: É necessário apresentar o endereço de e-mail institucional de cada autor. Por favor, note que endereços de e-mail pessoais (como zxzx@gmail.com ) não serão aceitos.
  3. Autor para correspondência: indicar o autor para quem as solicitações deverão ser encaminhadas.
  4. Fonte: Arial, pitch 12, digitado com espaço simples entre as linhas
  5. Texto: alinhamento à esquerda, justificado.
  6. Use a nomenclatura e as recomendações aceitas correntemente para as fórmulas e equações (IUPAC) e o sistema de unidades SI.
  7. Resumo: até 450 palavras, com um mínimo de 150 palavras.
  8. Palavras chave: de cinco a dez
  9. Subseções: apresentadas em itálico.
  10. Equações: editadas no Editor de Equações Microsoft.
  11. Antes de submeterem jogos, vídeos, programas de computador, animações etc., por favor, entrem em contato com o Editor, Prof. João Carlos de Andrade usando um dos endereços de e-mail: joao.andrade@eccen.com.br ou andradej@unicamp.br
  12. Tabelas, Figuras e Fotos: veja as Instruções Gerais
  13. Subscritos e Superscritos: use sempre o Editor de Equações Microsoft.
  14. As referências devem ser numeradas consecutivamente com numerais Arábicos, na mesma ordem e no formato que aparecem no texto. Escreva o nome dos autores em Negrito e utilize o estilo Vancouver. Se a citação estiver disponível online, informe o link para acesso. Se desejar, pode explicitar o número doi. Veja os exemplos abaixo:

Exemplos para a citação das referências  

1. Revistas, Livros e Normas Técnicas

 [1] - Buck RP, Rondinini S, Covington AK, Baucke FGK, Brett CMA, Camões MF, Milton MJT, Mussini T, Naumann R, Pratt KW, Spitzer P, Wilson GS. Measurement of pH. Definition, Standards and Procedures (IUPAC Recommendations 2002). Pure Appl. Chem., 2002, 74: 2169–2200.

[2] - Brønsted JN. Acid and basic catalysis. Chem. Rev., 1928, 3: 231-338.

[3] - Fiorucci AR, Soares MHFB, Cavalheiro ETG. O conceito de solução tampão. Química Nova na Escola, 2001, 13: 18-21. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a04.pdf

[4] - Andrade JC de. Química analítica básica: o comportamento ácido-base em solução aquosa. Rev. Chemkeys [online], v.1,2019, e019001. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/chemkeys/article/view/9847 doi: 10.20396/chemkeys.v1i0.9847.

[5] - Box GPG, Hunter WG, Hunter JS. Statistics for Experimenters: An Introduction to Design, Data Analysis and Model Building, John Wiley & Sons, New York, 1978.

[6] - American    Society    for    Testing    and    Materials, ASTM. Standard test method for pH of aqueous solutions with the glass electrode. Item 6.3: Preparation of pH Buffers, ASTM E70 -19 (2019).

[7]- Durst, RA. Standard Reference Materials: Standardization of pH Measurements. NBS Special Publication 260-53, 1975, 39 pp.


2. Teses e Materiais apresentados em Congressos (Proceedings e Resumos)

[8] – Vieira RK. A determinação voltamétrica multisequencial de Pb, Cd, Zn e Cu em amostras complexas usando um sistema ternário homogêneo de solventes. Tese de Doutorado, Unicamp, 2004.

[9] - Fidêncio PH, Poppi RJ, Andrade JC de. Determination of organic matter in soils using radial basis function networks and near infrared spectroscopy, 7th International Conference on Chemometrics in Analytical Chemistry, 2000, Antwerp, Belgica, (Abstract 82).

[10] - Kolbl G,  Krachler M,  Kalcher K, Irgolic KJ. In: Proceedings of the Fifth International Symposium on Use of Selenium and Tellurium, ed. Carapella SC, Oldfield JE, Palmieri Y. 1994, STDA, Grimbergen, Bélgica, p. 291.

3. Relatórios

[11] - JIS K 0119. General Rules for X-ray Fluorescence Spectrometric Analysis, 1987, Japanese Industrial Standards Committee, Tokyo.

4. Patentes

[12] - Erlemann GE, Ippen H. Swiss Patent Application, 1968, 18964.

[13] - Lockwood HF. U. S. Patent, 1965, 3759835; [Chem. Abstr., 1970, 73: 46241q].

[14] - Dorr EL. U. S. Patent, 1960, 2921952; [Angew. Chem., 1967, 79: 520].

5. Websites

[15] - https://www.aatbio.com/resources/buffer-preparations-and-recipes/ - acessado em 28 de fevereiro de 2020.

[16] - NIST Scientific and Technical Databases, http://www.nist.gov/data - acessado em 12 de janeiro de 2009.

6. Comunicações pessoais devem ser evitadas, mas, se necessárias, devem ser referenciadas como:

[17] - Andrade JC de. Comunicação pessoal (Universidade Estadual de Campinas), 20 de dezembro, 1998.


Orientações específicas para experimentos didáticos

Descreva o experimento em detalhes. Se necessário, mostre e comente a respeito das ações a serem levadas em conta antes da sua implementação e então descreva sequencialmente as ações a serem desenvolvidas durante a sua execução.

Todos os experimentos devem ser testados pelos autores antes de serem publicados. O nome completo e o endereço de e-mail da pessoa responsável pela verificação experimental devem ser fornecidos. Os resultados de todos os testes experimentais, incluindo os cálculos e as reações, devem ser enviados em um arquivo separado, juntamente com o texto do experimento. É recomendável que os autores mantenham uma cópia dos testes executados e de todos os resultados obtidos para eventuais consultas por parte dos usuários do site.

Listar todos os reagentes e materiais necessários para a execução do experimento e especificar precisamente como preparar as soluções a serem empregadas, enfatizando os cuidados especiais que devem ser tomados, se for o caso.

Segurança: Chamar sempre a atenção do usuário para este item e comente a respeito das regras de segurança a serem adotadas no experimento, incluindo dados sobre a toxicidade dos reagentes (MSDS: Material Safety Data Sheet) e, se for o caso, os procedimentos para o descarte das substâncias tóxicas. Chame a atenção para este item usando o texto:


Advertência

Atenção: Ler cuidadosamente o procedimento, antes de começar a experiência. Não o realizar sem o acompanhamento do seu professor. Peça ajuda em caso de dúvida!

Manuscritos aceitos

Uma vez aceito o manuscrito, após os procedimentos de revisão, os autores serão solicitados a submeterem um manuscrito final, revisado de acordo com as sugestões dos editores, na forma de arquivos eletrônicos contendo o texto, as figuras, as tabelas etc. Após a composição final, as provas serão enviadas para os autores para uma verificação final, as quais deverão retornar aos editores o mais rápido possível.

Declaração de Direito Autoral

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista ChemKeys publica todos os artigos e materiais didáticos em formato em arquivos PDF, editados sob a licença Creative Commons.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.