Banner Portal

Sobre o Periódico

Foco e Escopo

O site Chemkeys (www.chemkeys.com) está disponível ao público desde outubro de 1996. Ele contém materiais didáticos e textos de referência para o ensino da química e de ciências afins. Desde o seu lançamento, todos os artigos foram publicados em português, apesar de alguns deles terem sido escritos ou traduzidos para o espanhol. Neste site foram publicados artigos e livros originais de autores brasileiros, até 2011. Este site continua ativo, no mesmo endereço. Entretanto, a partir de 2011, se resolveu pausar a publicação de artigos até se encontrar meios mais efetivos de sustentabilidade que permitisse manter efetivamente a divulgação do material didático publicado.

Depois da análise e testes de várias alternativas, em 2019, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas se mostrou receptivo e interessado em, não só acolher o acervo já disponível, como também em incentivar novas publicações. Em vista desta excelente alternativa, a partir de setembro de 2019, todos os artigos e livros publicados e já disponibilizados no site Chemkeys foram transferidos para o Portal da Incubadora dos Periódicos Eletrônicos Científicos, Acadêmicos e Educacionais (InPEC) e Portal do Livros Abertos do Sistema de Bibliotecas da Universidade. Para isso foi criada a Revista Chemkeys (ISSN 2595-7430) que, a partir desta data, passou a ser uma publicação continuada, com e-location, onde cada trabalho publicado passa a receber seu respectivo registro DOI. O foco continua a ser publicação de textos didáticos para uso em cursos de nível superior na área da Química e ciências afins.

Como anteriormente, os artigos submetidos somente são publicados após uma avaliação didático-científica apropriada. A Revista Chemkeys, apesar de priorizar a divulgação de assuntos relacionados com o ensino da química para o nível superior, pode avaliar também trabalhos com conteúdo para o nível médio.

Periodicidade

Revista ChemKeys iniciou-se com periodicidade irregular. A partir da edição de 2019, ela passa a adotar a Publicação Contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo sob a licença Creative Commons, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447