Banner Portal
Problematização na formação docente da avaliação da aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Avaliação da aprendizagem
Planejamento
Grupo de estudos

Como Citar

RUDEK, Kamila Maria; UHMANN, Rosangela Inês Matos; SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Problematização na formação docente da avaliação da aprendizagem. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9781. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Pensar na avaliação escolar como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem requer entender alguns dos limites e possibilidades que perpassam o contexto educacional, e para tanto nada melhor que os próprios professores problematizar o processo efetivado. A presente pesquisa consiste em trazer uma reflexão crítica sobre a avaliação da aprendizagem com base nas concepções e diferentes estratégias avaliativas discutidas por uma tríade de sujeitos (professor formador, professor da escola e estagiários) durante dois encontros formativos, organizados para dialogarem integrando escola básica e licenciatura. O caminho trilhado trouxe possibilidades, assim como as dificuldades que precisam ser enfrentadas, quando se deseja uma avaliação diagnóstica, visando transformar de uma ideologia determinista para formativa e emancipatória.

PDF

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.