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A interdisciplinaridade trabalhada de forma lúdica
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Palavras-chave

Ensino de ciências e matemática
Interdisciplinaridade
Práticas pedagógicas
Jogos

Como Citar

LONGO, Letícia Dias Candido; VIEIRA, Priscila Lizardo Faria. A interdisciplinaridade trabalhada de forma lúdica: gincana. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 11, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9691. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse trabalho é socializar uma experiência desenvolvida em escola pública municipal do interior do estado de São Paulo, que teve como intuito promover atividades lúdicas, inseridas em uma gincana cultural e interdisciplinar. As atividades promoveram o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem para além da sala de aula. Defendemos a necessidade e importância de eventos que motivem a permanência dos alunos na escola de forma agradável e prazerosa. Contudo, é necessário discutir os desafios do planejamento e organização de tais atividades motivadoras através da gincana, que incentivam o trabalho em equipe e o respeito mútuo. Além disso, podemos observar o desenvolver nas crianças da capacidade de organizar estratégias, a fim de potencializar o raciocínio lógico e cognitivo, desenvolver a socialização, despertar e incentivar: prazeres, bem-estar, emoções, conforto. É importante destacar que atividades interdisciplinares como esta, principalmente relacionadas ao Ensino de Ciências e Matemática despertam grande interesse por parte dos alunos, contribuindo para construção de uma nova visão de mundo dos mesmos.

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Referências

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