Banner Portal
Trabalhando com histórias na educação ambiental no ensino fundamental, nas séries iniciais
PDF

Palavras-chave

Educação ambiental. Ensino fundamental.

Como Citar

POZZO, Lucimara Del; PEREIRA, Maria Helena de Barros; MESQUITA, Simone Cristina de Freitas. Trabalhando com histórias na educação ambiental no ensino fundamental, nas séries iniciais. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9190. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Considerando a importância da literatura infantil e da temática ambiental, propusemo-nos a oferecer uma oficina pedagógica que viesse ao encontro dessas duas vertentes. Como professoras de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, buscamos, juntas, tornar públicas experiências bem-sucedidas do nosso trabalho cotidiano. Nesse momento de interação, favorecemos a exploração da temática junto com os participantes, proporcionando a reflexão crítica e a exposição do conhecimento prático e possibilitando a troca de conhecimento entre todos os participantes.
PDF

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 11-43.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CRONIN, D. O diário de uma aranha. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2008.

DISNEY, W. O rei leão. São Paulo: Abril Jovem, s/d.

FURDINA, H. A ratinha da cidade e a ratinha do campo. São Paulo: Scipione, 1993.

MACHADO, A. M. O gato do mato e o cachorro do morro. São Paulo: Ática, 1986.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.