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Ser professor(a) de ciências da natureza
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Palavras-chave

Atratividade docente
Valorização
Formação de Professores
déficit de professores

Como Citar

QUEIROZ , Gigliane Cristine; FALEIRO, Wender. Ser professor(a) de ciências da natureza: atratividade à licenciatura nos últimos dez anos (2010-2020). Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021011, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15917. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Essa pesquisa analisou as expectativas e motivações de licenciandos que optaram por cursos de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com análise documental, tendo como base de dados as dissertações e teses produzidas entre os anos de 2010 e 2020. Os dados foram analisados com a Análise Textual Discursiva. Verificou-se que a maioria dos licenciandos é do sexo feminino, concentram-se economicamente na classe baixa da população. Pontos de atração para a Licenciatura foram: maior acesso ao mercado de trabalho, provocando assim, uma visão de ascensão social, ao mesmo tempo em que ficou demarcada, a contraposição, que a não atratividade se dá pela pouca valorização social à carreira, demarcada principalmente nas expectativas dos pretendentes à carreira de professor, o reconhecimento dos alunos e o aumento da remuneração. Com isso, pode-se refletir sobre formas de aumentar a atratividade da carreira e, consequentemente, expandir o número de profissionais licenciados e qualificados para o exercício da docência na Educação Básica.

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Referências

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