Banner Portal
Analogias e metáforas no ensino de biologia
PDF

Palavras-chave

Analogias e metáforas
Estado da arte
Ensino de Biologia

Como Citar

BIALVO HOFFMANN, Marilisa; CASTILHO DELIZOICOV, Nadir. Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira a partir de teses e dissertações . Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9914. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo é recorte de uma dissertação de mestrado e apresenta o estado da arte da pesquisa acadêmica brasileira que aborda o uso de analogias e metáforas no ensino de Biologia. Para tanto, focaliza teses e dissertações disponíveis no Banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na área de Ensino de Ciências e de Biologia, abrangendo um conjunto de seis trabalhos em um recorte temporal de 1984 a 2009. O objetivo é oferecer um panorama dessa produção, apontar tendências e contribuir para subsidiar novas pesquisas. A partir da análise, pode-se concluir que se faz urgente a problematização do uso de analogias e metáforas na formação inicial do professor de Biologia e uma maior integração entre as disciplinas pedagógicas e específicas, um campo profícuo para se iniciar essas discussões.

PDF

Referências

CURTIS, R. V.; REIGELUTH, C. M. The use of analogies in written text. Instructional Science, Amsterdam, n.13, p. 99–117, 1984.

DELIZOICOV, N. O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino. 2002. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

DUARTE, M. C. Analogias da Educação em Ciências: contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, 2005. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol10/n1/v10_n1_a1.htm>, acesso em: 3 junho 2010.

FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um fato científico. Trad. Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREITAS, D.S. Analogias e metáforas no Ensino de Ciências: O que dizem as pesquisas? In: VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 2000.

GLYNN, S. Explaining Science Concepts: A Teaching-with-Analogies Model. In: GLYNN, S.M.; YEANY, R.H.; BRITTON, B.K. (Eds.). The Psychology of Learning Science. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associate, p. 219-240, 1991.

HARRISON, A.; TREAGUST, D. Teaching with Analogies: A Case Study in Grade-10 Optics. Journal of Research in Science Teaching, v. 30, n.10, p. 1291-1307, 1993. MEGID, J. N. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.

MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R. S.; OLIVEIRA, M. M.: (2006). Analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.6, n.1, jan./abr. 2006.

MONTEIRO, I.G.; JUSTI, I.S. Analogias em livros didáticos de química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências. v. 5, n.2, 2000.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007.

RIGOLON, R.G. O conceito e o uso de analogias como recurso didático por licenciandos de biologia. Dissertação (Mestrado em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática). Universidade Estadual de Maringá, 2008.

SANTOS, S.C.S.; TÉRAN, A.F.; SILVA-FORSBERG, M.C. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências. v.15, n3, 2011.

SOUZA, V.C.A.; JUSTI, R.S.; FERREIRA, P.F.M. Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas. Investigações em Ensino de Ciências. v.11, n.1, 2006.

SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/Santiago: REDUC, 1991.

TERRAZZAN, E.A. Analogias e Metáforas: O estado da arte no Ensino de Ciências. Atas do I ENPEC / Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Águas de Lindóia/SP, 1997.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.