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A importância das atividades práticas (através do projeto pibid-ufpa) no processo de ensino-aprendizagem em ciências naturais
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Palavras-chave

Atividades práticas experimentai.
Experiência
PIBID

Como Citar

COSTA, Sílvia Suely Sanches; JUNIOR, Jonas do Carmo Pereira; ESTUMANO, Gerson dos Santos. A importância das atividades práticas (através do projeto pibid-ufpa) no processo de ensino-aprendizagem em ciências naturais. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e022007, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9826. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O trabalho apresenta contribuições do PIBID (Programa institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), da Universidade Federal do Pará (UFPA), subprojeto de ciências, para a formação de futuros professores do ensino fundamental, contendo relatos de experiência através de atividades desenvolvidas durante atuação como bolsista, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista localizada em Cametá (PA). Partiu-se de intervenções, onde se buscou através de atividades práticas sobre diversas abordagens temáticas contribuir com a aprendizagem em ciências naturais.   Desenvolveu-se estratégias eficazes, com uso de materiais de baixo custo, contribuindo para um ensino de qualidade. A experiência no projeto PIBID-UFPA foi e sempre será válida para a formação dos envolvidos. Abordar o ensino de ciências através de diferentes metodologias pedagógicas só veio a fortalecer a sinergia entre teoria e prática quando juntas trabalhadas. Por intermédio do programa PIBID na escola entendemos na prática como as crianças aprendem e como se dá esse processo de ensino-aprendizagem, houve uma total troca de experiências compartilhadas e o resultado foi e continua sendo visto no cotidiano de cada aluno.

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Referências

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